O consumo de álcool e drogas é um problema de extrema impor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - As famílias que consomem álcool regularmente têm maior probabilidade de terem adolescentes que consomem álcool precocemente.
Vamos entender o porquê dessa ser a alternativa correta e analisar as demais alternativas:
E - As famílias que consomem álcool regularmente têm maior probabilidade de terem adolescentes que consomem álcool precocemente.
Essa afirmativa está correta. Diversos estudos indicam que o comportamento dos pais em relação ao consumo de álcool pode influenciar significativamente o comportamento dos filhos. A exposição regular ao consumo de álcool em casa pode normalizar o uso da substância e levar adolescentes a iniciarem o consumo de forma precoce.
A - O número de empresas com programas específicos para funcionários usuários de drogas têm aumentado.
Embora seja verdade que algumas empresas têm implementado programas de apoio para funcionários usuários de drogas, a afirmativa é muito generalista e não é possível confirmar que o número dessas empresas tenha aumentado de maneira significativa. Não há dados suficientes para embasar essa afirmação de forma concreta.
B - A internação à revelia é proibida no Brasil.
Esta afirmativa está incorreta. No Brasil, a internação involuntária (à revelia) de dependentes químicos é permitida pela legislação, desde que seja autorizada por um médico e comunicada ao Ministério Público no prazo de 72 horas. A internação compulsória, que é determinada por ordem judicial, também é uma prática permitida em casos específicos.
C - Os CAPS são dispositivos específicos para o atendimento de usuários de drogas.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos importantes na rede de saúde mental, mas não são específicos apenas para o atendimento de usuários de drogas. Os CAPS atendem pessoas com diversas necessidades de saúde mental, inclusive transtornos mentais graves e persistentes, além do uso abusivo de substâncias psicoativas.
D - A política de redução de danos não é recomendada no Brasil.
Esta afirmativa está incorreta. A política de redução de danos é, sim, uma estratégia recomendada e adotada no Brasil. Ela visa minimizar os efeitos negativos do uso de drogas sem necessariamente exigir a abstinência, promovendo a saúde e a inclusão social dos usuários.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe porque a B está errada? Entendo que a internação não é proibida no Brasil, mas esse "à revelia" me fez marcá-la como correta.
A chamada internação involuntária (feita à revelia do paciente/viciado) é prevista na lei 10.216, de 2001, que trata de doentes mentais (…)
Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:
I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;
II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e
III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.
À Revelia - contra vontade do caboco
Camila Alves... também tive esse mesmo pensamento, mas se olharmos para aquela regra de questão de prova, a letra "E" é a mais completa e a mais bonitinha, rsrsr
Concordo com o Douglas. Acredito que internação "à revelia" pode ser a involuntária ou a compulsória e ela está prevista sim, na Lei 10.216.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo