As projeções cartográficas reúnem as formas de representação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2606738 Geografia
As projeções cartográficas reúnem as formas de representação do Planeta, através dos mapas e das linhas denominadas de latitude e longitude. Conforme o objetivo pretendido, é utilizado um ou outro tipo de projeção, que confere maior rigor na representação espacial desejada. Um cartógrafo está trabalhando na representação de uma região extensa e enfrenta o desafio de representar superfícies curvas em um plano, o que é uma característica comum na cartografia. Diante disso, ele decide escolher uma projeção cartográfica que minimiza a distorção de áreas. Qual projeção cartográfica o cartógrafo provavelmente escolherá para o seu trabalho? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Cônica.

Tema da Questão:

A pergunta aborda as projeções cartográficas e os desafios associados à representação de superfícies curvas (como a da Terra) em um plano. Esses desafios são típicos em cartografia, pois qualquer projeção cartográfica implica algum nível de distorção. O objetivo é selecionar uma projeção que minimize essa distorção para o propósito específico do mapa.

Justificativa da Alternativa Correta:

A projeção cônica é frequentemente escolhida quando se busca minimizar a distorção de áreas em regiões extensas. Ela é ideal para representar áreas de latitudes médias, como nações inteiras, e é amplamente utilizada em mapas de regiões continentais. A principal característica da projeção cônica é que ela minimiza a distorção de áreas e ângulos ao projetar a superfície da Terra sobre um cone que é então desenrolado em um plano.

Explicação das Alternativas Incorretas:

B - Azimutal: Essa projeção é mais adequada para representar áreas polares ou áreas relativamente pequenas. Ela preserva as distâncias a partir de um ponto central, mas pode causar distorções significativas em áreas distantes desse ponto.

C - Cilíndrica: Projeções cilíndricas, como a projeção de Mercator, são famosas por distorcer áreas, especialmente nas altas latitudes. Elas são úteis para navegação porque preservam os ângulos, mas não são adequadas para minimizar a distorção de áreas em mapas de grandes regiões.

D - Interrompida: A projeção interrompida, como a de Goode, minimiza a distorção de áreas, mas seu uso é mais restrito a representações globais onde os continentes são mostrados em segmentos separados para reduzir a distorção. Isso torna essa projeção menos prática para mapas regionais ou nacionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cônica

Imagina que a Terra é uma bola e queremos desenhar essa bola em uma folha de papel. Mas, como a Terra é redonda e o papel é plano, a gente acaba tendo que fazer alguns "arranjos" para conseguir mostrar a Terra no papel. O problema é que, quando a gente tenta fazer isso, algumas coisas podem ficar distorcidas, ou seja, com tamanhos errados.

Agora, imagine que o cartógrafo, que é a pessoa que desenha mapas, precisa escolher a melhor maneira de desenhar uma parte bem grande da Terra. Para que a área não fique distorcida (ou seja, para que o tamanho das coisas fique certo no mapa), ele escolhe um tipo de projeção chamada projeção cônica.

Essa projeção cônica é como se ele colocasse um cone (tipo um chapéu de festa) em volta da Terra. Esse jeito ajuda a fazer as áreas ficarem bem representadas, ou seja, as coisas no mapa vão ter o tamanho mais próximo do que realmente têm na Terra.

Então, se ele quer preservar o tamanho correto das áreas, ele vai escolher a projeção cônica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo