A transmissão da esquistossomose depende estritamente dos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q568265 Biologia
A transmissão da esquistossomose depende estritamente dos contatos humanos com as coleções de águas superficiais, onde existem os vetores. Nos lugares onde não há abastecimento de água domiciliar ou outras fontes adequadas de água potável, a população fica na dependência desses contatos para suas atividades cotidianas. Na maioria dos focos endêmicos, variam consideravelmente as condições de transmissão, de tal modo que podemos distinguir neles, um período de alta e uma período de baixa transmissão. Todas as afirmativas abaixo a respeito da periodicidade da transmissão estão corretas, assinale a única incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda a transmissão da esquistossomose, uma doença parasitária que depende do contato humano com águas superficiais onde vivem os vetores, neste caso, moluscos de água doce. Para responder corretamente, é necessário entender como a periodicidade de transmissão da doença se relaciona com fatores climáticos e comportamentais.

A alternativa D está incorreta. Ela afirma que o risco de infecção não é influenciado pelo período do dia em que a população tem contato com a água, enfatizando que o importante é o tempo de exposição e a área do corpo exposta. No entanto, esta afirmativa não considera que os moluscos infectados liberam cercárias, as larvas do parasita Schistosoma, em determinados períodos do dia, geralmente durante a manhã e o final da tarde, quando a temperatura da água é mais favorável para a sobrevivência das cercárias. Portanto, o risco de infecção pode sim variar com o período do dia.

Justificativa das alternativas corretas:

A - Correta. Nos períodos de verão em zonas subtropicais e temperadas, a transmissão da esquistossomose é mais intensa porque o inverno é desfavorável para a proliferação dos moluscos e também reduz a frequência de contato das pessoas com a água.

B - Correta. Em áreas que possuem uma estação chuvosa e outra seca, o início do período de estiagem tende a ser mais propício para a transmissão da esquistossomose. Isso ocorre porque, após as chuvas, são formadas poças e lagos temporários onde os moluscos podem proliferar.

C - Correta. No Nordeste do Brasil, há uma variação entre os períodos de chuva e estiagem, o que influencia diretamente na existência e quantidade de criadouros de moluscos, afetando a transmissão da esquistossomose.

E - Correta. Grandes chuvas e forte correnteza podem arrastar os moluscos, o que reduz a densidade de moluscos infectados em um local e, consequentemente, diminui a transmissão da doença.

Espero que essa explicação tenha esclarecido cada uma das alternativas para você. Se tiver mais dúvidas, estarei aqui para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É maior nas estações secas e quentes. O que?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo