Sobre a oferta de alimentos nos cardápios da alimentação es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465062 Nutrição
Sobre a oferta de alimentos nos cardápios da alimentação escolar, é incorreto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada sobre a oferta de alimentos nos cardápios da alimentação escolar. O tema central da questão é a composição dos cardápios escolares, com foco em quais alimentos devem ser incluídos de forma obrigatória para garantir a nutrição adequada dos estudantes. Esse tema é essencial para quem trabalha na Administração de Serviços de Alimentação, pois envolve o planejamento de cardápios que atendam a necessidades nutricionais específicas.

Alternativa Correta: D

A alternativa D afirma que é obrigatória a inclusão de alimentos fonte de ferro heme no mínimo três dias por semana nos cardápios escolares. Entretanto, essa afirmação está incorreta. O ferro heme, que é encontrado em alimentos de origem animal como carnes vermelhas, não é uma exigência específica nos cardápios escolares. As diretrizes geralmente incentivam a inclusão de fontes de ferro, mas não há uma obrigação estrita quanto à frequência do ferro heme.

Análise das Alternativas Incorretas:

A. A afirmação sobre a oferta de frutas in natura, no mínimo, dois dias por semana em escolas de período parcial, é correta. Isso está alinhado às práticas de promover o consumo de frutas frescas para melhorar a qualidade nutricional dos cardápios.

B. A alternativa diz que bebidas à base de frutas não substituem a obrigatoriedade de frutas in natura, e isso é correto. Frutas in natura são essenciais por seu conteúdo de fibras e nutrientes que podem ser perdidos em sucos ou bebidas processadas.

C. A inclusão de alimentos fonte de vitamina A pelo menos três dias por semana é uma prática comum e recomendada para garantir o consumo adequado desse nutriente, conhecido por sua importância na saúde ocular e imunológica.

E. Esta alternativa sugere limitar a oferta de produtos cárneos a duas vezes por mês, o que não encaixa nas diretrizes gerais dos cardápios escolares, que geralmente não impõem tal restrição severa, mas promovem o equilíbrio entre alimentos vegetais e animais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E) Os cardápios devem, obrigatoriamente, limitar a oferta de produtos cárneos a, no máximo, duas vezes por mês???

Alternativa muito provavelmente incorreta!!!

Essa questão se refere ao artigo 18 da Resolução n. 06 de 08 de maio de 2020 que dispões sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE. Seguem parágrafos da resolução que foram copiados nessa questão:

§ 1º Em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial, os cardápios devem ofertar, obrigatoriamente, no mínimo 280g/estudantes/semana de frutas in natura, legumes e verduras, assim distribuídos:

I – frutas in natura, no mínimo, dois dias por semana; (Alternativa A)

II – legumes e verduras, no mínimo, três dias por semana.

§ 2º Em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período integral, os cardápios devem ofertar, obrigatoriamente, no mínimo 520g/estudantes/semana de frutas in natura, legumes e verduras, assim distribuídos:

I – frutas in natura, no mínimo, quatro dias por semana;

II – legumes e verduras, no mínimo, cinco dias por semana

§ 3º As bebidas à base de frutas não substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura. (Alternativa B)

§ 4º É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de ferro heme no mínimo 4 (quatro) dias por semana nos cardápios escolares. (Alternativa D) No caso de alimentos fonte de ferro não heme, estes devem ser acompanhados de facilitadores da sua absorção, como alimentos fonte de vitamina C.

§ 5º É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de vitamina A pelo menos 3 dias por semana nos cardápios escolares. (Alternativa C)

§ 6º Os cardápios devem, obrigatoriamente, limitar a oferta de:

I – produtos cárneos a, no máximo, duas vezes por mês;(Alternativa E) 

O texto da questão não informa que se trata de período parcial

Cabe anulação de questão, tendo em vista que no caso de tempo integral o cardápio terá outras especificações;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo