Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um si...
No caso de ocorrer uma falta assimétrica próxima a um gerador síncrono, para que seja determinada a corrente de falta, o gerador poderá ser modelado, por componentes simétricas, como uma fonte de tensão de sequência direta, gerando o valor nominal de tensão para a componente de sequência direta, e como uma fonte de tensão de sequência inversa, gerando valor nominal de tensão para a componente de sequência inversa, acrescendo-se as respectivas impedâncias.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na modelagem dos circuitos para análise de correntes assimétricas, a fonte tensão só é representada para sequência positiva do gerador síncrono, e não para negativa, ( aqui chamada de inversa).
Errado
Sequência direta é mais conhecida como sequência positiva, e sequência inversa como sequência negativa.
Faltas assimétricas em sistemas elétricos trifásicos são complicadas de serem analisadas e por isso são utilizadas as componentes simétricas. Na questão, é falado sobre falta próxima a um gerador síncrono, dando a entender que será utilizado o modelo do gerador síncrono em componentes simétricas. Porém, tal modelo NÃO possui uma fonte interna na sequência inversa (ou negativa), pois, segundo Glover, geradores síncronos são projetados e construídos para funcionar em sequência positiva, no mesmo sentido, Sato e Freitas afirmam que "fems de sequência negativa e sequência zero não são geradas em máquinas simetricamente projetadas".
Bons estudos a todos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo