Avalie com (V) as verdadeiras e (F) as falsas as proposições...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1760105 Português
Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão.

Fragmento I

“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento.
Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]”

Fragmento II

“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.
Avalie com (V) as verdadeiras e (F) as falsas as proposições a seguir, que versam sobre os recursos linguísticos empregados pelo autor.
( ) Em: “devido a uma máquina inchada e cara”, tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas. ( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução. ( ) Em: “os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente”, o pronome relativo tem como referente o termo “pessoal”. ( ) Em: “Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária”, a oração adverbial introduzida pelo “sem” é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - V, V, F e F.

Vamos discutir cada proposição para esclarecer as razões por trás da resposta correta.

(V) Em: "devido a uma máquina inchada e cara", tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas.

Comentário: A proposição está correta. A expressão "devido a" é uma conjunção causal, indicando a razão ou causa dos "descalabros das contas públicas". Portanto, a interpretação está correta.

(V) Em: "E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução.

Comentário: Esta proposição também está correta. O advérbio "drasticamente" não só indica a maneira como os gastos devem ser reduzidos, mas também enfatiza a perspectiva do autor sobre a necessidade de uma redução significativa. Assim, o advérbio ajuda a expressar a opinião do autor.

(F) Em: "os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente", o pronome relativo tem como referente o termo "pessoal".

Comentário: Esta proposição está incorreta. Na frase, o pronome relativo "que" refere-se ao termo "gastos" e não ao termo "pessoal". A referência correta é essencial para a coesão do texto.

(F) Em: "Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária", a oração adverbial introduzida pelo "sem" é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária."

Comentário: A proposição está incorreta. A oração "Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária" é condicional, não concessiva. Ela estabelece uma condição necessária para que algo ocorra, ou seja, para reduzir a carga tributária, é necessário diminuir o tamanho do Estado. A interpretação dada na proposição não corresponde ao sentido original.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária"

A preposição SEM inicia uma oração reduzida de infinitivo condicional.

( ) Em: “devido a uma máquina inchada e cara”, tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas. 

( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução. 

(F) Em: “os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente”, o pronome relativo tem como referente o termo “pessoal”. 

Errado. Retoma "os gastos".

(F) Em: “Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária”, a oração adverbial introduzida pelo “sem” é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Errado. O colega explica acima.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo