A desnutrição está presente em várias partes do mundo. A fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845704 Biologia
A desnutrição está presente em várias partes do mundo. A foto abaixo retirada na aldeia Maimasi, em Roraima, refere-se a uma criança indígena yanomami que além de desnutrição apresenta quadros de verminose e malária.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Folha de São Paulo, 2021.
No caso da desnutrição não acompanhada de doença, a oxidação de gorduras é acompanhada por cetogênese e reduzida degradação protéica. No entanto, quando a desnutrição está associada com outras doenças, ocorre o hipermetabolismo em que a degradação protéica não é suprimida e pode acelerar-se. Dessa forma, nos casos mais graves de desnutrição, marque a alternativa CORRETA que correlaciona esse estado com o trato intestinal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA: LETRA C.

A microbiota intestinal inclui uma vasta população de microorganismos, com cerca de 100 trilhões de células, dentre elas, as principais são membros do filo Firmicutes e Bacteroidetes. A desnutrição pode influenciar o microambiente do lúmen intestinal, favorecendo a disbiose, uma alteração do equilíbrio das populações bacterianas, especialmente com aumento das taxas de bactérias Gram-negativas em relação aos simbiontes Gram-positivos aeróbicos. A disbiose da microbiota, com redução de bactérias Gram-positivas, necessárias para o estímulo da secreção de IgA na mucosa intestinal, pode comprometer a quantidade de células CD4+, interferon-γ (IFN-γ) e células T na mucosa, levando a uma limitação da resposta imune adaptativa. Essa disbiose também pode favorecer a translocação bacteriana intestinal e, portanto, pode contribuir para uma doença inflamatória intestinal, com ou sem diarreia, que pode ser subclínica e prolongada. Além disso, essa disbiose pode influenciar a proliferação de patógenos entéricos, afetando a resposta imunológica do hospedeiro, ampliando o defeito da barreira intestinal e da superfície de absorção induzida pela desnutrição.

https://openaccess.blucher.com.br/download-pdf/317/20135

BONS ESTUDOS!

C. Pode ocorrer falha da barreira da mucosa gastrintestinal aumentando-se os riscos de translocação bacteriana do lúmen intestinal para o sangue portal, dessa forma, mais bactérias e toxinas do intestino podem atingir a circulação sistêmica.

Esta opção é correta porque em estados de desnutrição severa, especialmente quando associados a doenças, o trato gastrointestinal pode ser comprometido de várias formas. Uma das consequências graves é a deterioração da integridade da barreira mucosa do intestino, que normalmente impede a passagem de bactérias e toxinas do lúmen para a corrente sanguínea. Com essa barreira comprometida, pode ocorrer a translocação bacteriana, um processo onde bactérias patogênicas e suas toxinas migram do intestino para o sangue, potencializando riscos de infecções sistêmicas e sepsis, o que complica ainda mais o quadro de saúde do indivíduo desnutrido.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão erradas:

A. Não ocorre nenhum efeito, pois a desnutrição afeta apenas órgãos como o estômago. – Incorreta. A desnutrição afeta diversos sistemas corporais, incluindo o trato gastrointestinal, o sistema imunológico, a função muscular, entre outros, não se limitando apenas ao estômago.

B. As células nefríticas começam a se associar causando mutações que diminuem drasticamente a gordura perirrenal. – Incorreta. Essa descrição não tem base científica relevante no contexto da desnutrição e envolve conceitos errôneos sobre a função e a biologia das células renais (nefríticas).

D. O córtex cerebral de coloração acinzentada apresenta os efeitos mais graves em relação ao núcleo central, podendo dessa forma, ter efeitos e deficiências na fala e audição do afetado. – Incorreta. Embora a desnutrição possa afetar o desenvolvimento e o funcionamento cerebral, essa descrição é imprecisa e não se relaciona diretamente com as consequências gastrointestinais da desnutrição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo