O ato de comunicação. Em todo processo de comunicação inter...
O ato de comunicação. Em todo processo de comunicação intervém necessariamente um conjunto de elementos / fatores: um emissor ou pessoa que perante um estímulo codifica, elabora e transmite para outra - o receptor - uma informação ou mensagem sobre o mundo ou sobre si mesmo, dentro de um referente ou contexto. Para transmitir essa mensagem, o emissor emprega um conjunto de signos, que se combinam de acordo com regras -código ou língua. Seu meio de difusão é um meio físico - o canal. Exemplo: o ar, no caso das ondas sonoras; o papel, no caso do texto impresso.
(LIMA, Sílvia Ferreira. Comunicação e Expressão através de textos. Editora Biblioteca.)
Analise as afirmações sobre “comunicação de ordens”, durante o desenvolvimento das ações profissionais do(a) secretário(a) executivo(a).
I. A eficácia de uma comunicação de ordens depende da capacidade persuasiva do emissor da mensagem, devendo ele ser preciso no que quer comunicar.
II. A indecisão e a insegurança criam conflitos de confiança no receptor da mensagem.
III. É necessário considerar a capacidade do receptor, sua disponibilidade de tempo e de capacidade de ação.
IV. O comunicado, oral ou escrito, deve conter expressões simples, frases curtas, pensamentos bem concatenados (apresentar o conteúdo do discurso em sequência lógica).
Estão corretas: