Os moluscos coletados no campo devem ser identificados e ex...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender o motivo e analisar as outras alternativas para facilitar sua compreensão.
Para identificar a infecção de Biomphalaria spp. por Schistosoma mansoni, é necessário entender o ciclo de vida e os estágios de desenvolvimento do parasita dentro do hospedeiro intermediário, que é o molusco.
O método de identificação mais comum envolve a observação de cercárias, que são as formas larvais do parasita. Essas cercárias são liberadas pelo molusco infectado principalmente na presença de luz. Isso ocorre porque as cercárias, ao serem liberadas, nadam ativamente em direção à luz, um comportamento conhecido como fototropismo positivo.
Outra técnica é o esmagamento do molusco e o exame da hemolinfa, onde podem ser encontradas cercárias nadando. Se a infecção ainda estiver na fase de esporocistos, a dissecção do molusco permitirá encontrar e reconhecer esses estágios intermediários do parasita.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que elas não estão corretas:
Alternativa B: A eliminação de cercárias ocorre na presença de luz e não na ausência. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Alternativa C: Esta alternativa mistura corretamente a eliminação de cercárias na presença de luz, mas incorretamente sugere que a infecção por esporocistos pode ser detectada apenas pelo esmagamento e exame da hemolinfa, sem mencionar a dissecção.
Alternativa D: Esta alternativa está incorreta porque menciona a eliminação de cercárias na ausência de luz, o que é contrário ao comportamento natural das cercárias.
Alternativa E: Similar à alternativa D, esta também está incorreta ao mencionar a eliminação de cercárias na ausência de luz. Além disso, mistura os métodos de identificação de esporocistos de maneira inadequada.
Portanto, a alternativa que abarca todas as informações corretas sobre os métodos de identificação da infecção de Biomphalaria spp. por Schistosoma mansoni é a Alternativa A.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas. Qualquer outra questão, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eliminação de cercárias na presença de luz; ou esmagamento do molusco e exame da hemolinfa onde estarão nadando as cercárias; ou se a infecção ainda estiver na fase de esporocistos, a dissecção permitirá encontrá-los e reconhecê-los.
Letra A correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo