Hobbes, em sua obra Leviatã, sustenta que a liberdade polít...
Hobbes, em sua obra Leviatã, sustenta que a liberdade política consiste antes de tudo na liberdade do Estado, de modo que “a liberdade dos súditos concerne apenas àquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano permitiu” - depende do silêncio da lei, portanto. Para ele, essa liberdade consiste
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - na ausência de impedimentos externos à satisfação do interesse próprio.
Na obra Leviatã de Thomas Hobbes, o conceito de liberdade política está profundamente relacionado com a liberdade do Estado. Para Hobbes, a liberdade dos indivíduos, ou súditos, deriva daquilo que o soberano permite. Isso significa que os súditos são livres para agir em áreas onde a lei é silenciosa, ou seja, onde não há regulamentação específica.
A alternativa D está correta porque Hobbes define a liberdade dos súditos como a "ausência de impedimentos externos" que possam obstruir a satisfação dos seus interesses próprios. Esta definição está alinhada com a visão de Hobbes sobre o estado de natureza e a necessidade de um contrato social para evitar a guerra de todos contra todos, permitindo que os indivíduos busquem seus interesses dentro dos limites estabelecidos pelo soberano.
Analisando as alternativas incorretas:
A - Na capacidade humana de iniciar algo novo: Esta alternativa não se alinha ao pensamento de Hobbes, que foca mais na manutenção da ordem e da segurança através do poder soberano, do que na inovação ou na iniciativa individual como expressões de liberdade.
B - Na possibilidade de os súditos agirem em conjunto: Embora a ação coletiva possa ser uma forma de expressão de liberdade, Hobbes não privilegia essa ideia em seu conceito de liberdade política, já que o foco é mais sobre a ordem imposta pelo soberano.
C - Na possibilidade de o súdito estabelecer deveres para si próprio: Para Hobbes, o estabelecimento de deveres e obrigações é uma prerrogativa do soberano e não do súdito. A liberdade está nos espaços onde o soberano não legisla, e não na autodeterminação de deveres.
Hobbes nos ensina que a liberdade dentro de um Estado está intrinsecamente ligada ao que o soberano determina, e o mais relevante é que a ausência de restrições externas permite aos súditos perseguirem seus interesses sem impedimentos, desde que não entrem em conflito com as leis do soberano.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo