A expansão das pesquisas e consequente emprego das opões em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Medico Veterinário |
Q2435177 Veterinária

A expansão das pesquisas e consequente emprego das opões em fármacos na medicina veterinária resultou em melhora significativa nos tratamentos realizados em cães e gatos. Entretanto, a prescrição de fármacos exige cautela e deve estar condicionada à evidência científica para a espécie do paciente, uma vez que existem particularidades fisiológicas, anatômicas e bioquímicas inerentes a cada espécie, que podem resultar em falhas terapêuticas, reações adversas e até mesmo óbito do paciente. Nesse contexto, a espécie felina merece atenção. Analise as afirmativas abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.


( ) Os agentes alquilantes, a cisplatina, é segura e indicada para o uso em gatos, pois os efeitos indesejados como microangiopatia, edema pulmonar e hidrotórax não são descritos na espécie felina.

( ) Em gatos, a glicuronidação mostra-se ineficiente para o metabolismo do cloranfenicol, o que pode favorecer a ocorrência de efeitos colaterais, como mielossupressão e deseitropoiese.

( ) Em gatos, a metabolização lenta do ácido acetilsalicílico está relacionada com a deficiência na conjugação da glicina, dependente da ligação à coenzima A e da glicina-N-acetiltransferase, presentes na matriz mitocondrial das células hepáticas e renais, o que resulta em meia vida aproximadamente 40 horas; assim, quando prescrito para os gatos, o intervalo de administração do ácido acetilsalicílico deve ser de 48 a 72 horas.

( ) Os gatos são predispostos ao desenvolvimento de doença renal crônica naturalmente adquirida, portanto são mais suscetíveis à ação de fármacos que influenciam na hemodinâmica renal, dentre eles, os anti-inflamatórios não esteroidais, particularmente a fenilbutazona, e ibuprofeno, por causarem a redução da produção de vasodilatadores (prostanoides) com consequente redução do fluxo sanguíneo medular e cortical.


A sequência está CORRETA em:

Alternativas