De acordo com a Lei nº 4.595/1964, as Cooperativas de Créd...
O principal objetivo de uma Cooperativa de Crédito é a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda as Cooperativas de Crédito, destacando seu objetivo principal no contexto das instituições financeiras no Brasil, conforme a Lei nº 4.595/1964. Para resolver esta questão, é essencial compreender a função das cooperativas de crédito e sua relação com o Banco Central do Brasil.
Alternativa Correta: C
A alternativa C é a correta porque descreve com precisão o objetivo principal das cooperativas de crédito: a prestação de assistência creditícia e de serviços de natureza bancária aos seus associados, em condições mais favoráveis que as praticadas pelo mercado. As cooperativas de crédito visam oferecer melhores condições financeiras aos seus membros, ao contrário das instituições financeiras tradicionais que buscam o lucro.
Análise das Alternativas Incorretas:
A) A concessão de cartas de crédito vinculadas a títulos do Governo Federal às demais instituições financeiras não é uma função das cooperativas de crédito. Elas atendem principalmente seus associados, e não outras instituições financeiras.
B) A fiscalização das operações de crédito realizadas pelas demais instituições financeiras é uma atribuição do Banco Central do Brasil, e não de cooperativas de crédito.
D) O serviço de proteção ao crédito ao mercado financeiro, como um Fundo Garantidor de Crédito, não é papel das cooperativas de crédito. Esse tipo de serviço é oferecido por entidades específicas como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
E) A regulamentação da prestação do serviço de concessão de crédito por pessoas físicas associadas a uma instituição financeira não é um objetivo das cooperativas de crédito. Elas focam na assistência aos seus membros e não em regulamentação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Atuam tanto no setor rural quanto no urbano;
- Podem se originar da associação de funcionários de uma mesma empresa ou grupo de empresas, ou mesmo adotar a livre admissão de associados;
- Os eventuais lucros auferidos com suas operações são repartidos entre os associados;
- Devem adotar, obrigatoriamente, a expressão "Cooperativa", sendo vedada a utilização da palavra "Banco" em sua denominação social;
- Mínimo de 20 cooperados;
- Devem participar do FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
- Autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente de associados;
- Podem conceder crédito somente a associados e realizar aplicações no mercado financeiro;
E a letra "E" está correta sobre a "prestação de serviço de concessão de crédito", mas não são realizados por pessoas físicas associadas em prol de uma instituição financeira e sim, em prol dos próprios associados.
Espero ter contribuído!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo