Com base na legislação trabalhista e previdenciária e no dis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275822 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base na legislação trabalhista e previdenciária e no disposto na Constituição Federal de 1988, julgue o item subsequente.

O representante titular dos empregados na comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) que sofrer dispensa comprovada por motivo econômico ou financeiro deverá ser reintegrado ao quadro de pessoal da empresa, uma vez que detém estabilidade provisória de emprego em decorrência do mandato.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é E - errado.

Vamos agora entender o porquê dessa resposta.

A questão aborda o tema da estabilidade provisória do emprego para membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). De acordo com a legislação trabalhista, especificamente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os representantes dos empregados na CIPA possuem estabilidade no emprego desde o registro de sua candidatura até um ano após o término de seu mandato.

Entretanto, a estabilidade provisória não é absoluta. Existem exceções, como por exemplo, a possibilidade de dispensa por justa causa, que deve estar devidamente fundamentada e documentada. No caso da questão, a dispensa por motivo econômico ou financeiro, por si só, não se enquadra como justa causa e, portanto, não justificaria a dispensa desses empregados com estabilidade.

Logo, a afirmação de que um representante da CIPA que sofreu dispensa por motivo econômico ou financeiro deve ser reintegrado ao quadro de pessoal da empresa está correta, pois ele tem direito à estabilidade provisória, a menos que a dispensa tenha sido por justa causa, o que não é mencionado no enunciado.

Dessa forma, a alternativa C - certo está incorreta, pois a dispensa nesses termos sem a devida justificativa de justa causa viola o direito à estabilidade provisória.

Portanto, a resposta correta é mesmo E - errado, já que, conforme a legislação, a dispensa por motivos econômicos ou financeiros não é causa suficiente para retirar a estabilidade do representante da CIPA.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 165 - Os titulares da representação dos empregados nas CIPA (s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

Errado. O representante titular dos empregados na CIPA que sofrer dispensa comprovada por motivo econômico ou financeiro não deverá ser reintegrado ao quadro de pessoal da empresa, pois essa é uma das exceções à estabilidade provisória de emprego em decorrência do mandato. Segundo o artigo 165 da CLT, os titulares da representação dos empregados nas CIPA não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro. Portanto, se a empresa atravessar uma crise econômica grave que implique na necessidade de demissão em massa de funcionários, ela pode demitir o cipeiro durante a estabilidade.

CLT

Art. 165 - Os titulares da representação dos empregados nas CIPA (s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.

NR 05

5.4.12 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

5.4.12.1 O término do contrato de trabalho por prazo determinado não caracteriza dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA.

É vedada a dispensa arbitrária OU sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

·        Início da estabilidade: Registro da candidatura.

·        Fim da estabilidade: 1 ano após o final do mandato. 

Art. 165 da CLT: Os titulares da representação dos empregados nas CIPA (s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.           

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo