A especificação BPMN permite descrever modelos de processos ...

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Q1307101 Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
A especificação BPMN permite descrever modelos de processos de negócio, utilizando uma notação simples e de fácil compreensão pelos leitores. Para construir os modelos, é necessário conhecer os elementos gráficos que representam os conceitos do BPMN. Os elementos Intermediate Event, Sub-Process e Mensagem Flow são representados, respectivamente, pelas figuras:
Alternativas

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A questão cobra conhecimento sobre a representação gráfica dos elementos Evento Intermediário, Subprocesso e Fluxo de Mensagem do BPMN (Business Process Model and Notation - Notação e Modelo de Processo de Negócio).
Analisemos as alternativas:
A) ERRADA. A primeira figura refere-se a evento de fim e a terceira figura refere-se a elemento utilizado para conectar dados de entrada ou dados de saída às atividades do processo.
B) ERRADA. A primeira figura refere-se a evento de fim e a segunda figura representa uma coreografia entre participantes de uma interação.
C) ERRADA. A segunda figura representa uma coreografia entre participantes de uma interação e a terceira figura representa o fluxo de sequência, o qual ordena a execução das atividades.
D) CERTA. A primeira figura representa o evento intermediário, a segunda figura representa um subprocesso e a terceira figura representa um fluxo de mensagem (fluxo de informações que atravessam as fronteiras internas e externas de uma organização).

Gabarito da professora: Letra D.



Referência:
[1] Business Process Model and Notation (BPMN) Version 2.0, 2011, Object Management Group – OMG (Disponível no site oficial da OMG), tradução da professora.

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A sequência dos eventos (Início, Intermediário e Término) coincide com a sequência que usamos para desenhar eles.

Início: desenha um círculo

Intermediário: desenha outro círculo dentro do primeiro

Término: pinta a borda entre os dois círculos

.

Com o diagrama de atividades do UML pode-se usar uma associação parecida:

Início: desenha um círculo pintado de preto

Término: desenha outro círculo ao redor do primeiro

O símbolo em que há os participantes representa uma atividade de subcoreografia. O participante com o fundo branco inicia a coreografia e os com fundo preto são os destinatários.

Na modelagem BPMN existem quatro grupos de elementos:

  • Objetos de Fluxo (Flow Objects);
  • Objetos de Conexão (Connecting Objects);
  • Raia de piscina (Swimlanes);
  • Artefatos (Artifacts).

Os objetos de fluxos são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócio. Eles podem ser de três tipos:

  • 1. Eventos (Events): Algo que pode acontecer. Estes eventos afetam o fluxo do processo e têm geralmente uma causa (trigger) ou um impacto (result);

  • 2. Atividades (Activities): Passos lógicos que ocorrem dentro do processo. Os tipos de atividades são: Tarefas e sub-processos. O sub-processo é distinguido por uma pequena cruz no centro inferior da figura;

  • 3. Decisões (Gateways): Controlam o fluxo de sequência. São usados para controlar a divergência e a convergência da sequência de um fluxo. Assim, determinará decisões tradicionais, como juntar ou dividir trajetos.

Fonte: www.devmedia.com.br/introducao-ao-business-process-modeling-notation-bpmn

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