Em diferentes segmentos do texto, foram inseridas vír...
Revista Veja, edição 2360, de 12 de fevereiro de 2014, pág.84-89
É esse um dos lemas de uma modalidade de exercícios, o crossfit, cujo objetivo é levar o organismo ao limite da exaustão, e que começa a se multiplicar no Brasil
O gerente de marketing Gustavo Morcelli, de 35 anos, jamais experimentara algo igual. Fazia pelo menos uma década que ele estava habituado à prática regular de exercícios físicos. Puxava ferro nas salas de musculação, esfalfava-se no spinning e nos circuitos das academias tradicionais. Achou, portanto, que tiraria de letra a nova aula de ginástica. Morcelli deveria correr, fazer flexões e agachamentos repetidas vezes, o mais rápido possível.
Quinze minutos depois, rendido pela exaustão, ele desabou. Estava tonto e enjoado. [...] Desde então se passaram dois anos de treinos puxados. Tão pesados que há seis meses Morcelli chegou a vomitar - era sinal de que seu organismo chegara ao extremo.
Bruna Capelli dos Anjos também conhece a sensação de levar o organismo à exaustão. Com 25 anos, professora de ginástica (e, portanto, bem preparada fisicamente), ela terminava as aulas estatelada no chão, sem conseguir se mover por alguns minutos. [...]
Ultrapassar limites, vencer a exaustão, como Morcelli e Bruna fazem, são o combustível de uma modalidade esportiva que cresce vertiginosamente no Brasil, o crossfit. A técnica, desenvolvida pelo ginasta americano Greg Glassman, nos anos 90, e adotada pelo Exército americano, consiste na combinação de poucos exercícios, executados vigorosamente, em espaços curtíssimos de tempo, entre quatro e vinte minutos. O crossfit abrange uma centena de movimentos. [...] O objetivo é aperfeiçoar as principais habilidades físicas do ser humano - equilíbrio, agilidade, resistência, potência e força, por exemplo. Como uma aula de crossfit, em geral, está baseada em apenas três exercícios, a possibilidade de combinações de movimentos é enorme, o que não cansa os praticantes. Além disso, em uma sessão é possível queimar 800 calorias. Tem-se, assim, o cenário ideal para o sucesso da técnica. Até agora, são 20 000 praticantes no Brasil. O número de ginásios soma hoje 109 - em setembro de 2013 era a metade disso. No mundo já são 5000.
O espaço onde se pratica o crossfit em nada lembra as academias coloridas, arejadas e festivas. Nas salas de crossfit o ambiente é rústico, dificultando o desempenho do aluno. Elas estão montadas sobretudo em galpões e garagens, com pé-direito alto, raras janelas, poucos ventiladores e sem nenhum espelho. [...] Numa das visitas de VEJA a um recinto de crossfit em São Paulo, a temperatura ao ar livre era de 34 graus, mas a sensação térmica no galpão beirava os 40 graus. [...] As paredes dos ginásios e as camisetas suadas dos alunos, que não chegam a compor uma seita, mas são evangelizadores de uma causa, estampam gritos de guerra orgulhosos: “É uma honra morrer ao teu lado"; “Lugar de moleza é na academia"; “Nosso aquecimento é seu treino"; “Ninguém nunca se afogou no próprio 'suor". Em todas as aulas o desempenho de cada pupilo é anotado em um quadro, à vista de todos os outros praticantes, estimulando a competição e servindo de combustível para chegar ao limite. [...] Alguns praticantes, sobretudo os americanos, vão muito além do limite. Radicais, só se contentam em parar quando o organismo dá sinais de falência. Eles se gabam das mãos em carne viva e vibram quando vomitam.
Em uma sessão de crossfit, os índices de saúde sobem às alturas. O coração vai a 200 batimentos por minuto. O aluno usa até 80% da capacidade máxima de ventilação - em repouso, é de 20%. “Tais taxas dificilmente são atingidas em outros esportes", diz o fisiologista Paulo Zogaib, da Universidade Federal de São Paulo. O limite da resistência física pode manifestar-se de várias formas - tremedeira nos braços e pernas e enjoo e vômito [...]. Nenhum parâmetro, no entanto, é tão preciso quanto o descrito pelo treinador Joel Fridman: “Se você conseguir ultrapassar o limite, é porque ainda não chegou a ele". Isso é o crossfit.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê e analisar as demais alternativas.
A - ...tão pesados que, há seis meses, Morcelli chegou a vomitar. (1º par.)
Essa alternativa está correta porque as vírgulas foram usadas para separar um adjunto adverbial de tempo intercalado na oração. A expressão "há seis meses" está no meio da frase e precisa ser isolada por vírgulas, conforme a regra de pontuação para adjuntos adverbiais.
B - O limite da resistência física, pode manifestar-se de várias formas. (último par.)
Esta alternativa está incorreta porque a vírgula separa o sujeito do predicado, o que não é permitido em português. A frase deveria ser escrita sem a vírgula: "O limite da resistência física pode manifestar-se de várias formas."
C - Fazia pelo menos uma década que, ele estava habituado à prática regular de exercícios físicos. (1º par.)
Assim como na alternativa anterior, essa vírgula separando o sujeito "ele" do restante da oração está incorreta. A frase correta seria: "Fazia pelo menos uma década que ele estava habituado à prática regular de exercícios físicos."
D - O objetivo é aperfeiçoar, as principais habilidades físicas do ser humano. (3º par.)
Novamente, a vírgula foi utilizada de forma inadequada. Aqui, a vírgula está separando o verbo "aperfeiçoar" do seu complemento "as principais habilidades físicas do ser humano". A frase correta seria: "O objetivo é aperfeiçoar as principais habilidades físicas do ser humano."
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra A
a) ...tão pesados que, há seis meses, Morcelli chegou a vomitar. (1º par.)
CORRETO. A vírgula está intercalando um termo explicativo, circunstancial.
b) O limite da resistência física, pode manifestar-se de várias formas. (último par.)
ERRADO. Não se separa o sujeito do predicado.
c) Fazia pelo menos uma década que, ele estava habituado à prática regular de exercícios físicos. (1º par.)
ERRADO. A vírgula após o que está errada. Pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um trecho explicativo, circunstancial, uma oração ( Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, você deve ouvir com atenção. ). Nesse caso, deverá ser utilizada uma outra vírgula a indicar o fim do trecho introduzido e a continuação da oração iniciada pelo que.
d) O objetivo é aperfeiçoar, as principais habilidades físicas do ser humano. (3º par.)
ERRADO. Não se separa o verbo do seu complemento.
Jéssica, tu é a melhor. :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo