Sobre os tipos de cirurgias é CORRETO afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Cirurgia Limpa é caracterizada por ser realizada em um sítio cirúrgico que não apresenta sinais de inflamação e que não tem contato com os tratos respiratório, alimentar, genital e urinário. O fechamento é primário e, quando necessário, a drenagem deve ser fechada. Exemplos comuns incluem procedimentos como angioplastia e revascularização miocárdica. Essa descrição está de acordo com a definição de cirurgia limpa, justificando a correção da alternativa C.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - A expressão Cirurgia potencialmente infectada geralmente se refere a procedimentos em que as lesões traumáticas são antigas, apresentando tecido desvitalizado, corpo estranho ou contaminação fecal, mas não se alinha exatamente com a descrição de perfuração intestinal. Essa condição é mais complexa e muitas vezes categorizada como cirurgia infectada, não potencialmente infectada.
B - A definição de Cirurgia Limpa apresentada na alternativa está incorreta. Não é considerada cirurgia limpa quando envolve tratos respiratório, genital, gastrintestinal ou urinário. Esses casos geralmente são classificados como cirurgias potencialmente contaminadas ou cirurgias contaminadas, dependendo do grau de exposição e inflamação.
D - A alternativa descreve incorretamente a Cirurgia Infectada. Cirurgias infectadas são aquelas em que há evidência de infecção pré-existente no sítio cirúrgico. O exemplo citado, hemorroidectomia, não é tipicamente classificado como cirurgia infectada, mas sim como potencialmente contaminada, dependendo da condição do paciente.
E - Esta alternativa erra ao afirmar que nas cirurgias potencialmente contaminadas há obrigatoriamente presença de exsudato purulento. Na realidade, essa condição indicaria uma cirurgia já infectada, não apenas potencialmente contaminada.
Entender as classificações de cirurgias é fundamental para o planejamento adequado de ações perioperatórias, garantindo segurança e reduzindo o risco de infecções.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo