Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26467 Engenharia Civil
Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia. Com relação ao exposto, analise:

I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.

II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.

III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Há apenas uma pequena ressalva na opção I: geotexteis não são impermeáveis como as geomembranas, portanto, o fato de não utiliza-lo não " resulta em grande percolação de água". Sua finalidade é nao deixar que o fluxo de água carreie os finos.

I – Está correta, pois a ausência de geotêxteis (polímeros resistentes a tração, permeabilidade, durabilidade e a filtração) poderia permitir a percolação de água através dos gabiões, levando ao transporte de finos dos solos. Isso pode causar recalques e deslocamentos no solo contido pelos gabiões.

II – Está errada, pois os gabiões são estruturas geralmente leves, feitas de malha de arame preenchida com pedras. Eles não geram um sobrepeso significativo nos solos. Além disso, o fato de o solo ser silte argilo-arenoso não implica necessariamente que seja colapsível.

III – Está errada, uma vez que o regime laminar não causa um arrasto significativo de materiais particulados do fundo do córrego. Além disso, os gabiões não deveriam deformar-se devido a uma sobrepressão excessiva causada pelo regime laminar do córrego.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo