Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futu...
I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.
II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.
III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.
É correto o que consta APENAS em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Há apenas uma pequena ressalva na opção I: geotexteis não são impermeáveis como as geomembranas, portanto, o fato de não utiliza-lo não " resulta em grande percolação de água". Sua finalidade é nao deixar que o fluxo de água carreie os finos.
I – Está correta, pois a ausência de geotêxteis (polímeros resistentes a tração, permeabilidade, durabilidade e a filtração) poderia permitir a percolação de água através dos gabiões, levando ao transporte de finos dos solos. Isso pode causar recalques e deslocamentos no solo contido pelos gabiões.
II – Está errada, pois os gabiões são estruturas geralmente leves, feitas de malha de arame preenchida com pedras. Eles não geram um sobrepeso significativo nos solos. Além disso, o fato de o solo ser silte argilo-arenoso não implica necessariamente que seja colapsível.
III – Está errada, uma vez que o regime laminar não causa um arrasto significativo de materiais particulados do fundo do córrego. Além disso, os gabiões não deveriam deformar-se devido a uma sobrepressão excessiva causada pelo regime laminar do córrego.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo