O que significa a frase “a revolução industrial explodiu”? S...
(HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. RJ: Paz e Terra, 1997. p. 44)
O historiador Eric Hobsbawm, em seu livro “A Era das Revoluções”, desenvolve uma argumentação, a fim de demarcar e discutir os reais motivos que teriam ocasionado o pioneirismo britânico durante a Primeira Revolução Industrial. Neste processo, o autor, primeiramente, discorre sobre os motivos que não seriam propícios ao desenvolvimento industrial na Inglaterra e, num segundo momento, conclui salientando os episódios que de fato teriam ocasionado o citado evento naquele país.
Sobre os fatores que impulsionaram a Primeira Revolução Industrial na Grã- Bretanha, segundo a obra de Hobsbawm em questão, podemos apontar como correto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito comentado está relacionado com um trecho do livro A Era das Revoluções de Eric Hobsbawm, onde ele discute as circunstâncias que levaram ao pioneirismo da Grã-Bretanha durante a Primeira Revolução Industrial. A assertiva correta, marcada como opção E, ressalta que dois fatores cruciais impulsionaram a industrialização na Inglaterra:
- 1. A orientação das atividades agrícolas para o mercado, indicando que a agricultura já havia adotado uma perspectiva comercial, em vez de apenas subsistência ou obrigações feudais.
- 2. O desenvolvimento prévio das manufaturas em um ambiente não feudal, sugere que havia uma estrutura pré-industrial sólida que facilitou a transição para a industrialização em larga escala.
Esses elementos foram fundamentais para entender o crescimento explosivo da capacidade produtiva na época, uma verdadeira revolução na maneira como as sociedades humanas produziam bens e serviços, permitindo uma multiplicação rápida e constante em diversos aspectos da vida econômica e social.
É importante notar que as alternativas incorretas são baseadas em concepções que, embora possam ter desempenhado algum papel, não são consideradas por Hobsbawm como os fatores decisivos para o pioneirismo britânico. Por exemplo, enquanto a Bergakademie e a educação inglesa podem ter contribuído para a formação técnica e científica, não foram os elementos determinantes na análise do autor para a explosão da Revolução Industrial na Grã-Bretanha.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A politica dos Cercamentos que provocou um exôdo rural e consequente inchaço urbano e uma grande mão de obra exedente levou a Inglaterra a ser a pioneira na revolução industrial.
Aos não assinantes,
Gabarito: E
A política do. Cercamento provocou grande êxodo rural e consequente inchaço urbano muita mão de obra fazendo da ingraterra pioneira na revolução industrial
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo