Dentre os efeitos do rompimento da barragem de rejeitos de m...
PINTO-COELHO, R. M. Existe governança das águas no Brasil? Estudo de caso: o rompimento da Barragem de Fundão, Mariana (MG). Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico, v. 24, n. 1/2, 2015 (adaptado). REVISTA PESQUISA FAPESP. Águas mortas. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 18 jul. 2018 (adaptado).
Dentre as alterações ambientais provocadas por esse desastre ecológico, tem-se como consequência imediata o(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a alternativa C: diminuição da produtividade primária nos rios.
Vamos entender o tema e como resolver a questão:
O rompimento da barragem de rejeitos de mineração em novembro de 2015 na bacia do Rio Doce trouxe várias consequências ambientais graves. Uma delas foi o aumento de partículas em suspensão na água e a elevação dos níveis de metais pesados. Além disso, a deposição de lama ao longo das margens dos rios, com elevada homogeneidade granulométrica e presença de areia fina e silte, levou a um adensamento intenso após a secagem.
Para resolver a questão, necessitamos compreender os impactos diretos desse desastre ecológico, especialmente no ambiente aquático.
Alternativa C - diminuição da produtividade primária nos rios
Essa é a alternativa correta. A produtividade primária refere-se à quantidade de matéria orgânica produzida pelos organismos autótrofos, principalmente algas e plantas aquáticas, através da fotossíntese. O aumento de partículas em suspensão e metais pesados na água reduz a transparência da água, diminuindo a penetração de luz solar necessária para a fotossíntese. Além disso, os metais pesados podem ser tóxicos para os organismos fotossintetizantes. Portanto, uma consequência imediata desse desastre ecológico é a diminuição da produtividade primária nos rios afetados.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
Alternativa A - diminuição da magnificação trófica
A magnificação trófica é o aumento da concentração de substâncias tóxicas à medida que se sobem os níveis tróficos na cadeia alimentar. O rompimento da barragem resulta no aumento de metais pesados, que podem ser bioacumulados e biomagnificados nas cadeias alimentares. Portanto, a magnificação trófica pode aumentar, e não diminuir. Esta alternativa está incorreta.
Alternativa B - incremento da permeabilidade do solo
A lama depositada ao longo das margens dos rios tem uma grande homogeneidade granulométrica com elevados teores de areia fina e silte. Esse material, quando seco, forma uma camada compacta e densa, reduzindo a permeabilidade do solo. Portanto, ao invés de aumentar, a permeabilidade do solo tende a diminuir. Esta alternativa está incorreta.
Alternativa D - incremento da diversidade de espécies no ambiente
O desastre ecológico causado pelo rompimento da barragem de mineração tende a reduzir a diversidade de espécies no ambiente, devido à toxicidade dos metais pesados e às mudanças físicas e químicas no habitat. Muitas espécies podem não sobreviver às novas condições adversas, resultando na redução da diversidade biológica. Esta alternativa está incorreta.
Entender os efeitos de desastres ambientais como o rompimento de barragens é crucial para resolver questões sobre impactos ambientais e aplicar esse conhecimento em contextos de concursos públicos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Diminuição da produtividade primária nos rios
Explicação: com mais partículas suspensas na água, ela ficará turva e diminui a entrada de luz para os produtores primários.
PRODUÇÃO PRIMÁRIA é a produção de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos pelos organismos autotróficos, plantas verdes, algas e algumas bactérias, por isso chamdos produtores primários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo