Analise as seguintes assertivas a respeito das complicações ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718042 Medicina

Analise as seguintes assertivas a respeito das complicações transfusionais:


I. A púrpura pós-transfusional é uma complicação frequente, caracterizada pela ocorrência repentina de trombocitopenia, embora os pacientes raramente apresentem sangramento espontâneo em membranas mucosas ou epistaxe.


II. A febre, a taquicardia e a dispneia acompanhadas de infiltrações intersticiais e alveolares bilaterais e difusas observadas nas imagens de radiografia são uma complicação ameaçadora à vida, decorrente da lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão.


III. A maioria das reações transfusionais hemolíticas agudas é devido a erros cometidos durante o processamento do sangue, seja à beira do leito do paciente ou no banco de sangue.


Quais estão corretas?

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra D, que afirma que apenas as assertivas II e III estão corretas. A assertiva II está correta porque a lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão é uma complicação ameaçadora à vida, que pode causar sintomas como febre, taquicardia e dispneia, além de infiltrados pulmonares nas radiografias. Já a assertiva III também está correta, pois a maioria das reações transfusionais hemolíticas agudas é devida a erros no processamento do sangue, seja no banco de sangue ou à beira do leito do paciente. A assertiva I está incorreta, pois a púrpura pós-transfusional é uma complicação rara, e os pacientes podem apresentar sangramento espontâneo em membranas mucosas ou epistaxe. Portanto, a resposta correta é a letra D.

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre as complicações transfusionais:

I. A púrpura pós-transfusional é uma complicação frequente, caracterizada pela ocorrência repentina de trombocitopenia, embora os pacientes raramente apresentem sangramento espontâneo em membranas mucosas ou epistaxe. Falsa. A púrpura pós-transfusional é uma complicação rara e grave que se manifesta com trombocitopenia severa, frequentemente acompanhada de sangramentos em membranas mucosas e epistaxe.

II. A febre, a taquicardia e a dispneia acompanhadas de infiltrações intersticiais e alveolares bilaterais e difusas observadas nas imagens de radiografia são uma complicação ameaçadora à vida, decorrente da lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão. Verdadeira. Essa descrição é compatível com a Lesão Pulmonar Aguda Relacionada à Transfusão (TRALI), uma complicação séria e potencialmente fatal.

III. A maioria das reações transfusionais hemolíticas agudas é devido a erros cometidos durante o processamento do sangue, seja à beira do leito do paciente ou no banco de sangue. Verdadeira. A maioria das reações hemolíticas agudas ocorre devido a erros administrativos, como erros de identificação ou administração de unidades de sangue incompatíveis.

Portanto, as assertivas corretas são II e III.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses é:

D: Apenas II e III

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo