Uma paciente com 32 anos apresenta queixas de fadiga, mais a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718043 Medicina
Uma paciente com 32 anos apresenta queixas de fadiga, mais acentuada ao final do dia, além de diplopia e ptose palpebral. Para avaliar a eficácia de seu tratamento para miastenia gravis e os efeitos colaterais induzidos por fármacos, analise os seguintes testes clínicos que podem ser úteis, assinalando C, se corretos e úteis, ou I, se incorretos e inúteis.
( ) Tempo até o aparecimento de ptose palpebral durante o olhar para cima.
( ) Dinamometria quantitativa dos músculos dos membros, em especial dos músculos proximais.
( ) Capacidade vital forçada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda a avaliação de testes clínicos úteis na monitoração do tratamento de miastenia gravis, uma doença autoimune que causa fraqueza muscular. Para resolver a questão, é necessário compreender quais testes são eficazes para avaliar a progressão da doença e a resposta ao tratamento, além de reconhecer os sinais e sintomas característicos, como fadiga, diplopia (visão dupla) e ptose palpebral (queda da pálpebra).

Alternativa Correta: A - C – C – C.

Vamos analisar cada teste mencionado:

  • Tempo até o aparecimento de ptose palpebral durante o olhar para cima: Este é um teste clínico clássico na avaliação da miastenia gravis. A fadiga muscular característica da doença pode ser evidenciada pelo tempo que o paciente consegue manter a pálpebra levantada. Portanto, este teste é correto e útil.
  • Dinamometria quantitativa dos músculos dos membros, em especial dos músculos proximais: A miastenia gravis frequentemente afeta músculos proximais, então medir quantitativamente a força muscular pode indicar a eficácia do tratamento e a progressão da doença. Assim, é também correto e útil.
  • Capacidade vital forçada: Este teste mede a capacidade respiratória e pode ser afetado em casos de miastenia gravis, especialmente se houver envolvimento dos músculos respiratórios. Avaliar a capacidade vital forçada é correto e útil para monitorar pacientes com essa doença, principalmente em casos mais avançados que podem comprometer a respiração.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - C – C – I: A última afirmação é incorreta, como explicado, a capacidade vital forçada é útil.
  • C - C – I – I: A dinamometria é um teste útil, portanto a segunda afirmação é incorreta.
  • D - I – C – I: A primeira afirmação é correta, então a marcação inicial está errada.
  • E - I – I – C: A primeira e a segunda afirmações são incorretas, pois ambos os testes são úteis.

Conclusão: Entender quais testes são adequados para avaliar a miastenia gravis é crucial. A alternativa correta A - C – C – C reflete a relevância de cada teste na prática clínica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - C - C - C. O tratamento para miastenia gravis visa reduzir a fadiga muscular e melhorar a força muscular. Para avaliar a eficácia do tratamento e os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados, os testes clínicos mais úteis incluem o tempo até o aparecimento de ptose palpebral durante o olhar para cima e a dinamometria quantitativa dos músculos dos membros, em especial dos músculos proximais. A capacidade vital forçada não é um teste útil para avaliar a eficácia do tratamento da miastenia gravis. Portanto, a ordem correta de preenchimento dos parênteses é C-C-C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo