Considerando-se a frase “Mas há tempos perdeu medidas”, a me...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738343 Português
Texto para a questão

Você sabe o que está comendo?
    A dica da vovó, o anúncio da televisão e até mesmo interesses políticos se misturam com pesquisas sérias e confundem o consumidor, ávido por receitas para emagrecer e viver mais. Essa mistura de interesses se transformou em um grande refogado de mitos.
    Os enganos começam pela carne. E a principal vítima dos preconceitos é a de porco. Originalmente, ela era gordurosa. Mas há tempos perdeu medidas. A seleção genética segue a tendência light do mercado e dá preferência aos animais magros. Antes, a capa de gordura tinha em média 5,5 centímetros – agora tem 1,5 centímetros. O bife de pernil tem hoje a metade da gordura saturada de um bife de filé mignon com o mesmo tamanho. E praticamente metade do colesterol presente na mesma medida de uma coxa de frango com pele.
    Mas isso não significa que a gordura saturada deve ser demonizada e cortada da alimentação, pois é ela que recobre e protege as células cerebrais. Ou seja, é importante. O corpo precisa dela assim como precisa do colesterol. O problema são as quantidades.
    É o excesso que tem feito até dos sucos de frutas uma ameaça à saúde. Mesmo sendo 100% naturais, os sucos não devem ser consumidos à vontade, por serem calóricos. Sede se mata com água, que não tem calorias.

Lia Bock. Época, 25/07/2005. Adaptado.
Considerando-se a frase “Mas tempos perdeu medidas”, a mesma regência verbal da palavra destacada encontra-se em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

É importante compreender a regência do verbo HAVER quando utilizado no sentido de existir ou indicando tempo decorrido. Este verbo é impessoal e opera como um verbo de transitividade direta (VTD), o que significa que ele não exige preposição para se conectar ao seu objeto (objeto direto).

Na análise das alternativas, observamos:

a) “E a principal vítima dos preconceitos é a de porco”. Incorreta – o verbo "é" pode ser transitivo indireto e intransitivo, não seguindo a mesma regência do verbo HAVER.

b) “O bife de pernil tem hoje metade da gordura saturada”. Correta – o verbo "tem" pode ser transitivo direto, transitivo direto e indireto e pronominal, estando alinhado com a regência do verbo HAVER como transitivo direto.

c) “E praticamente metade do colesterol presente”. Incorreta – esta opção carece de verbo, o que impede a comparação de regência.

d) “O corpo precisa dela”. Incorreta – o verbo "precisa" pode ser transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo, não se enquadrando na regência do verbo HAVER como transitivo direto.

e) “O problema não são as quantidades”. Incorreta – o verbo "são" pode ser transitivo indireto e intransitivo, não coincidindo com a regência do verbo HAVER como transitivo direto.

Portanto, a resposta correta é a alternativa b), onde o verbo "tem" mantém a mesma regência de transitividade direta que o verbo HAVER.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Verbo "Haver" é VTD;
Das alternativas presentes, o único VTD é o verbo "Ter" da alternativa B.

O verbo HAVER no sentindo de existir e no sentido de tempo transcorrido é impessoal e possui a transitividade direta (VTD), ou seja, não rege preposição para se ligar ao seu objeto (objeto direto).

 

a) “E a principal vítima dos preconceitos é a de porco”. (ERRADO → "é" = transitivo indireto e intransitivo )

 b) “O bife de pernil tem hoje metade da gordura saturada”. (CERTO → "tem" = transitivo direto, transitivo direto e indireto e pronominal)

 c) “E praticamente metade do colesterol presente”. (ERRADO → sem verbo)

 d) “O corpo precisa dela”. (ERRADO → "precisa" = transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo)

 e) “O problema não são as quantidades”. (ERRADO → "são" = transitivo indireto e intransitivo )

Sheila Concurseira,

a) “E a principal vítima dos preconceitos é a de porco”. (ERRADO → "é" =VERBO DE LIGACAO )

Comentário para agregar informações ao verbo:

HAVER, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito.

Ocorrerão/existirão mudanças = haverá mudanças.

Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável.

 

HAVER pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos). Nesse caso, o verbo é conjugado no plural.

Eles haviam chegado cedo. = Eles tinham chegado cedo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo