Marco Antonio, servidor público celetista, requereu que lhe ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299698 Direito Administrativo
Marco Antonio, servidor público celetista, requereu que lhe fosse concedido determinado descanso remunerado, em analogia a direito reconhecidamente conferido aos servidores estatutários. O pedido foi indeferido. Independentemente de fazer jus ou não ao benefício, conforme conduta expressamente prevista na Lei no 8.112/90, o servidor pode atacar a decisão administrativa por meio de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Marco Antonio, sendo um servidor público celetista, buscou adquirir um direito semelhante ao dos servidores estatutários, solicitando um descanso remunerado. Contudo, seu pedido foi negado. Mesmo em dúvida sobre sua elegibilidade ao benefício, a legislação oferece um caminho para contestar essa decisão.

O servidor pode submeter um pedido de reconsideração dirigido à mesma autoridade que emitiu o ato ou que realizou a primeira decisão. Importante destacar que tal pedido não pode ser repetido, ou seja, é uma oportunidade única de revisão da decisão.

Referente ao prazo para a apreciação do pedido, a autoridade tem até 30 (trinta) dias para proferir uma decisão, assegurando ao servidor um tempo definido para obter uma resposta.

Portanto, o gabarito correto é a alternativa E, que indica o pedido de reconsideração à autoridade responsável pela decisão, devendo este ser avaliado dentro do prazo estabelecido de 30 dias.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Art. 106 da Lei 8.112/90.  Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. (Vide Lei nº 12.300, de 2010)

        Parágrafo único.  O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anteriores deverão ser despachados no prazo de 5 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias.

Detalhe. Servidor público CELETISTA é regido pela CLT. A questão deveria ser anulada. A 8112 não se aplica a servidores celetistas. Não há possibilidade jurídica de um servidor celetista fazer um pedido de reconsideração com base na 8112.
e) correta
O enunciado se contradiz. Celetista é EMPREGADO PÚBLICO.
Também não entendi, já que o servidor é celetista, não cabe aplicação da 8.112/90, pois esta trata de servidores públicos estatutários ou detentores de cargo em comissão.
Também achei confuso o enunciado...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo