Os antidepressivos são ferramentas importantes no tratamento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718050 Medicina
Os antidepressivos são ferramentas importantes no tratamento dos transtornos mentais mais prevalentes da população, entre eles, a depressão. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas sobre os inibidores seletivos de recaptação da serotonina:
I. A fluoxetina tem meia-vida curta e não pode ser interrompida mesmo em doses mais altas, além de aumentar o apetite nos primeiros meses de uso.
II. O escitalopram não deve ser prescrito em pessoas usando múltiplos medicamentos, devido à sua ação de elevada interação medicamentosa.
III. A paroxetina tem ação anti-histamínica e anticolinérgica e se constitui em opção para pacientes inapetentes e insones.
Quais estão corretas?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B, apenas a assertiva III está correta. Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) são uma classe de medicamentos antidepressivos que apresentam diferenças em suas características farmacológicas e clínicas. A fluoxetina tem meia-vida longa, o que permite a interrupção gradual do medicamento, ao contrário do que foi afirmado na assertiva I. Além disso, a fluoxetina pode causar perda de apetite nos primeiros meses de uso, e não aumento, como foi afirmado. Já o escitalopram, citado na assertiva II, apresenta interação medicamentosa de intensidade moderada, o que não o impede de ser prescrito em pessoas usando múltiplos medicamentos, mas é importante que o médico responsável avalie essa possibilidade. Por fim, a assertiva III está correta ao afirmar que a paroxetina pode apresentar ação anti-histamínica e anticolinérgica, o que pode ser útil para pacientes inapetentes e insones.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo