Sobre o texto, é INCORRETO afirmar que:
Olhar o vizinho é o primeiro passo
Não é preciso ser filósofo na atualidade, para perceber que o “bom” e o “bem” não prevalecem tanto quanto desejamos. Sob a égide de uma moral individualista, o consumo e a concentração de renda despontam como metas pessoais e fazem muitos de nós nos esquecermos do outro, do irmão, do próximo. Passamos muito tempo olhando para nossos próprios umbigos ou mergulhados em nossas crises existenciais e não reparamos nos pedidos de ajuda de quem está ao nosso lado. É difícil tirar os óculos escuros da indiferença e estender a mão, não para dar uma esmola à criança que faz malabarismo no sinal, para ganhar um trocado simpático, mas para tentar mudar uma situação adversa, fazer a diferença. O que as pessoas que ajudam outras nos mostram é que basta querer, para mudar o mundo. Não é preciso ser milionário para fazer uma doação. Se não há dinheiro, o trabalho também é bem-vindo. Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade. Basta ter disposição e sentimento e fazer um trabalho de formiguinha, pois, como diz o ditado, é a união que faz a força! Graças a esses filósofos da prática, ainda podemos colocar fé na humanidade. Eles nos mostram que fazer o bem é bom e seguem esse caminho por puro amor, vocação e humanismo.
(Diário do Nordeste. Abril 2008. Com adaptações.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar juntos a questão sobre o texto apresentado. A alternativa B é a correta, ou seja, é INCORRETA afirmar que a expressão "tirar os óculos escuros da indiferença" foi empregada no sentido denotativo. Vamos entender o porquê e revisar as demais alternativas.
Alternativa B - Correta (Incorreta para o enunciado da questão): A expressão "tirar os óculos escuros da indiferença" é utilizada no sentido conotativo, ou seja, figurado. No texto, isso significa deixar de lado a indiferença e começar a prestar atenção às necessidades dos outros. No sentido denotativo, a expressão se referiria literal e exclusivamente à ação de tirar óculos escuros, mas aqui ela está sendo usada para ilustrar um comportamento social.
Alternativa A - Incorreta: A expressão "fazer a diferença" realmente significa não agir de modo individualista, como indicado no texto. Quem faz a diferença age pensando no bem coletivo, ajudando os outros e tentando mudar situações adversas.
Alternativa C - Incorreta: No trecho “Se não há dinheiro,...”, a palavra "se" funciona como uma conjunção condicional, introduzindo uma condição, e "não" atua como um advérbio de negação, negando a existência do dinheiro. Portanto, essa análise está correta.
Alternativa D - Incorreta: No trecho “não para dar uma esmola à criança que faz malabarismo no sinal”, o acento grave, indicativo de crase, é corretamente empregado. A crase ocorre devido à preposição "a" exigida pelo verbo "dar" (transitivo direto e indireto) e o artigo definido "a" que antecede a palavra "criança".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B figurado , conotativo
GABARITO: LETRA B
? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:
? A expressão ?tirar os óculos escuros da indiferença? foi empregada no sentido denotativo ? incorreto, está empregado no sentido figurado, irreal, conotativo (=conto de fadas), marca a ideia de excluir a atitude de indiferença das nossas vidas.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Denotativo: real = dicionário
Conotativo= figurado.
Sucesso,bons estudos não desista!
Sim, a letra “B” está claramente incorreta. Todavia, a letra “D” está incorreta também, uma vez que o acento grave indicativo de crase ocorre devido à contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”; e não porque o verbo “dar” é bitransitivo. No caso da assertiva, ocorreu crase porque além da regência do verbo em questão houve também a ocorrência do artigo determinante feminino antes da palavra “criança”, que é um substantivo feminino.
GABARITO LETRA B.✅
A expressão “tirar os óculos escuros da indiferença” foi empregada no sentido denotativo.
Denotativo: : SENTIDO DE NOTA, SENTIDO REAL
No caso, foi empregado o sentido conotativo, ou seja o sentido figurado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo