Ceratose seborreica é um diagnóstico diferencial e pode ser...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada e identificar a resposta correta.
Tema central: Este caso clínico descreve uma lesão cutânea em um paciente idoso, com características específicas que podem sugerir um tipo de câncer de pele. A questão exige o conhecimento dos diagnósticos diferenciais para lesões cutâneas e a capacidade de identificar quais são realmente malignos ou pré-malignos.
Alternativa correta: E - errado
Justificativa: A descrição da lesão no enunciado (lesão perlácea, com telangiectasias e ulcerada) é característica do carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele. O enunciado da questão propôs que a "Ceratose seborreica é um diagnóstico diferencial e pode ser precursor de um tumor maligno".
Vamos analisar essa afirmação:
- Ceratose seborreica é uma lesão benigna da pele, comum em pessoas mais velhas e geralmente não se transforma em câncer. Portanto, ela não é considerada um precursor de tumor maligno.
- Apesar de poder ser confundida com outras lesões cutâneas devido à aparência superficial, a ceratose seborreica não está associada à malignidade e geralmente não é um diagnóstico diferencial para o carcinoma basocelular.
Portanto, a afirmação de que a ceratose seborreica pode ser um precursor de tumor maligno está incorreta, justificando a resposta E - errado.
Análise adicional: Para resolver questões similares, é importante estar familiarizado com as características clínicas de diferentes lesões cutâneas e saber diferenciá-las entre benignas e malignas. Praticar a identificação de lesões comuns e entender suas implicações clínicas pode ajudar a responder corretamente a perguntas desse tipo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo