Sobre a Aliança Liberal (1929), assinale a alternativa corr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Aliança Liberal:
A Aliança Liberal foi uma importante coligação oposicionista no cenário político brasileiro, formada no início de agosto de 1929. Suas lideranças provinham principalmente dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, e não de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o que descarta a alternativa A.
Contrariando o que é afirmado na alternativa B, a Aliança Liberal, apesar de ter sido uma chapa de grande impacto político, não saiu vitoriosa nas eleições de 1º de março de 1930, as quais foram ganhas por Júlio Prestes. Entretanto, ele não chegou a assumir a presidência devido à Revolução de 1930.
A alternativa C menciona um descontentamento dos políticos paulistas com Washington Luís, o que é uma imprecisão, pois o descontentamento se originou principalmente entre as lideranças mineiras, gaúchas e paraibanas.
Por fim, a alternativa D é a correta, pois descreve acertadamente a Aliança Liberal como um movimento de oposição de âmbito nacional, com lideranças oriundas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba. Essa aliança tinha como objetivo eleger a chapa formada por Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice-presidente nas eleições de 1º de março de 1930.
Portanto, a alternativa E também está incorreta pois menciona São Paulo como um dos estados formadores da Aliança Liberal, quando, na verdade, a oposição era composta por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.
Resposta correta: Alternativa D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo