Após a Revolução de 1930, o Brasil mergulhou em um longo pr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Constituição de 1934 foi um importante marco na história política do Brasil. Diferente do que indica a alternativa A, ela não foi outorgada por Getúlio Vargas, mas sim promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte, o que refuta a afirmação de que não garantia a alternância de poder.
Contrariamente ao que é mencionado na alternativa B, a Constituição de 1934 representou um avanço ao estabelecer o sufrágio feminino, permitindo assim o voto das mulheres, o que foi um progresso significativo em termos de direitos civis.
A alternativa C contém um erro factual ao afirmar que a Constituição de 1934 foi uma das mais longevas. Na realidade, ela teve uma duração relativamente curta, sendo substituída em 1937 pela Constituição do Estado Novo.
No que se refere à alternativa D, embora a Constituição de 1934 tenha consolidado o sufrágio universal, é incorreto afirmar que a Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho só foram consolidadas durante o Estado Novo. Estas já foram estabelecidas e funcionavam como parte das inovações trazidas pela própria Constituição de 1934.
Assim, a alternativa correta é a E, que afirma de maneira acertada que a Constituição de 1934 foi inspirada em moldes democráticos, garantia o voto direto e secreto para todos os cidadãos, incluindo mulheres, consolidou a Justiça do Trabalho e estabeleceu a alternância de poder. Portanto, essa constituição representou um avanço significativo nos direitos sociais e políticos no Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembrando que a Vargas impôs uma especie de ditadura, porem apenas a parti de 1937 quando, segundo ele, o país estava ameaçado pelo Plano Cohen. No entanto, a constituição por ele outorgada em 1934 de fato garantia o direito ao voto e aumentava o mandato de 4 para 6 anos.
Gabarito - E
Todas as outras opções estão erradas, de modo que é fácil marcar a Letra E. Porém, pra ser mais preciso o verbo deveria ser "previa" e não "garantiu", porque na prática a Constituição de 1934 não garantiu alternância de poder, mas sim possuía essa previsão no seu texto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo