No trecho “Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140338 Português

                             Olhar o vizinho é o primeiro passo


      Não é preciso ser filósofo na atualidade, para perceber que o “bom” e o “bem” não prevalecem tanto quanto desejamos. Sob a égide de uma moral individualista, o consumo e a concentração de renda despontam como metas pessoais e fazem muitos de nós nos esquecermos do outro, do irmão, do próximo. Passamos muito tempo olhando para nossos próprios umbigos ou mergulhados em nossas crises existenciais e não reparamos nos pedidos de ajuda de quem está ao nosso lado. É difícil tirar os óculos escuros da indiferença e estender a mão, não para dar uma esmola à criança que faz malabarismo no sinal, para ganhar um trocado simpático, mas para tentar mudar uma situação adversa, fazer a diferença. O que as pessoas que ajudam outras nos mostram é que basta querer, para mudar o mundo. Não é preciso ser milionário para fazer uma doação. Se não há dinheiro, o trabalho também é bem-vindo. Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade. Basta ter disposição e sentimento e fazer um trabalho de formiguinha, pois, como diz o ditado, é a união que faz a força! Graças a esses filósofos da prática, ainda podemos colocar fé na humanidade. Eles nos mostram que fazer o bem é bom e seguem esse caminho por puro amor, vocação e humanismo.

                                                    (Diário do Nordeste. Abril 2008. Com adaptações.) 

No trecho “Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade.”, os dois pontos foram utilizados para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Introduzir uma explicação de algo que foi mencionado anteriormente.

A questão aborda o uso de dois pontos na pontuação, um tema essencial na escrita e interpretação de textos. Para resolvê-la, é necessário entender as funções dessa pontuação e identificar como ela é usada no contexto específico do trecho fornecido.

No trecho "Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade.", os dois pontos são utilizados para introduzir uma explicação sobre o que é considerado mais que caridade. A explicação fornecida é "senso de responsabilidade".

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a alternativa D é a correta e as demais são incorretas:

Alternativa A - Omitir citação: Esta alternativa está incorreta. Os dois pontos podem ser usados para introduzir uma citação, mas, neste caso, não há uma citação sendo introduzida. O objetivo é explicar o que é "mais que caridade".

Alternativa B - Interromper uma ideia ou pensamento: Esta alternativa também está incorreta porque os dois pontos não estão sendo usados para interromper a ideia. Eles servem para esclarecer ou detalhar algo que já foi dito.

Alternativa C - Indicar a continuação de uma ideia ou fato: Essa alternativa está incorreta. Os dois pontos não estão simplesmente continuando uma ideia ou fato, mas introduzindo uma explicação detalhada do que é "mais que caridade".

Alternativa D - Introduzir uma explicação de algo que foi mencionado anteriormente: Correto! Aqui, os dois pontos são utilizados para introduzir uma explicação sobre o que é "mais que caridade", que é "senso de responsabilidade".

Dessa forma, a alternativa correta é D porque os dois pontos estão sendo usados para dar uma explicação adicional sobre o que foi mencionado antes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

?  ?Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade.?

? Os dois-pontos estão sendo usados para dar início a uma explicação do porquê de ser mais do que mera caridade.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Principais usos de ":"

1) introduzir um discurso..

Ele disse:...

2) introduzir uma explicação ou termo de valor explicativo..

A Proposta da banca é:...

3) omissões de termos ..

Do lado : uma grande gritaria.

Leia-se; do lado havia uma grande gritaria.

Sucesso,bons estudos não desista!

Gab D

O sinal de (dois-pontos) é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

  1. :
  2. Citar uma fala;
  3. Iniciar uma enumeração;
  4. Introduzir uma explicação ou esclarecimento.

(portugues.com)

Ampliamdo conhecimento

Assim, podemos conceituar que os dois-pontos são utilizados para:

  • anteceder uma citação ou fala de alguém:

Exemplo:

Sobre o ato de ensinar, Paulo Freire disse: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

  • iniciar uma enumeração:

Exemplo:

Mamãe foi ao supermercado e comprou: dois pacotes de arroz, um quilo de feijão e dois quilos de frango a passarinho.

  • Introduzir um esclarecimento ou explicação a respeito de algo já mencionado anteriormente:

Exemplo:

Ela conquistou tudo o que desejava: sua realização pessoal.

  • Introduzir um exemplo, uma observação, uma nota ou informação importante:

Exemplo:

Observação: o ponto de interrogação pode indicar surpresa.

(portugues.com)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo