O mundo bipolar (o das duas superpotências e da Guerra Fria)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115726 Geografia
O mundo bipolar (o das duas superpotências e da Guerra Fria) entrou em colapso na década de 80, principalmente entre 1989 e 1991. Com a crise do mundo socialista e o advento de novos polos ou centros econômicos mundiais, ingressou-se em um período que ficou conhecido como “Nova Ordem Mundial”. Sobre “Nova Ordem”, analise as assertivas a seguir:

I. A Nova Ordem Mundial ficou reconhecida, principalmente no âmbito econômico, como uma ordem unipolar, tendo os Estados Unidos como a grande potência de todo o planeta Terra.
II. A ascensão da União Europeia, o crescimento econômico chinês e a consolidação do desenvolvimento econômico e social do Japão marcaram esse novo momento geopolítico mundial. Pode-se, assim, afirmar que a Nova Ordem Mundial, economicamente falando, é uma ordem multipolar.
III. O século XXI começa marcado por características marcantes dessa Nova Ordem: um predomínio no âmbito militar dos Estados Unidos, sendo a grande e isolada potência desse setor e a ascensão da economia de países da Europa e da Ásia. Unindo estes pontos, o econômico e o militar, podese dizer que essa Nova Ordem Mundial chegou ao século XXI como uma ordem Unimultipolar.
IV. É possível afirmar hoje que a Nova Ordem Mundial seguiu sendo bipolar, apresentando, de um lado, a China e, do outro, a Rússia (a grande herdeira do poder geopolítico deixado pela antiga União Soviética).

Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a nova ordem mundial julgamos as assertivas.

I - Este foi um breve período entre o fim da União Soviética em 1992 e e ascensão chinesa que em 2011 ultrapassou o Japão como segunda maior economia do mundo e atualmente defende abertamente a multipolaridade das relações internacionais contemporâneas. 
II - Todos estes atores internacionais dividem com os EUA as atenções e projeções de poder na geopolítica contemporânea o que fragmenta o exercício do poder global criando um mundo efetivamente cada vem mais multipolar, ainda que assimétrico nas capacidades de cada polo.
III - Do ponto de vista da capacidade militar os EUA ainda são liderança proeminente, embora já existam movimentos de contestação recente como a presença chinesa no Mar da China e a russa no Mar Negro, e do ponto de vista econômico europeus e asiáticos já se articulam como centros de poder econômico o que confirma a afirmação realizada.
IV - Na atual configuração das alianças de poder chineses e russos possuem uma relação de grande proximidade sendo inclusive membros de uma aliança política e militar chamada Organização de Cooperação de Xangai onde contam com mais membros asiáticos.

GABARITO DO PROFESSOR: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II. A ascensão da União Europeia, o crescimento econômico chinês e a consolidação do desenvolvimento econômico e social do Japão marcaram esse novo momento geopolítico mundial. Pode-se, assim, afirmar que a Nova Ordem Mundial, economicamente falando, é uma ordem multipolar.

III. O século XXI começa marcado por características marcantes dessa Nova Ordem: um predomínio no âmbito militar dos Estados Unidos, sendo a grande e isolada potência desse setor e a ascensão da economia de países da Europa e da Ásia. Unindo estes pontos, o econômico e o militar, pode se dizer que essa Nova Ordem Mundial chegou ao século XXI como uma ordem Unimultipolar. Acredito que seja multipolar..

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo