Leia o texto abaixo, retirado do conto Um especialista, de L...
"O Comendador era português, tinha seus cinqüenta anos, e viera para o Rio aos 24, tendo estado antes seis no Recife. O seu amigo, o Coronel Carvalho, também era português, viera, porém, aos sete para o Brasil, havendo sido no interior, logo ao chegar, caixeiro de venda, (...); e, por fim, por ocasião da bolsa, especulara com propriedades, ficando daí em diante senhor de uma boa fortuna e da patente de Coronel da Guarda Nacional."Sobre a Guarda Nacional pode-se afirmar que:
l - Surgiu no mesmo ano da abdicação de D. Pedrol ao trono brasileiro e do avanço dos liberais na politica brasileira.
II - Representou uma reação ao processo de centralização política realizada pelo Ato Adicional à Constituição brasileira de 1824.
III - Era uma milicia armada dirigida pelos grandes proprietários.
IV - Foi criada, em 1835. pelos proprietários rurais, principalmente os do sul do país, para combater a Guerra dos Farrapos.
Das afirmações acima, apenas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Guarda Nacional foi uma instituição importante no contexto histórico do Brasil império, e compreender suas características e origem é essencial para entender o período.
I - A afirmação de que a Guarda Nacional surgiu no mesmo ano da abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro e do avanço dos liberais na política brasileira é incorreta. A Guarda foi criada em 1831, sim, no mesmo ano da abdicação de D. Pedro I; no entanto, o avanço dos liberais não é um evento diretamente relacionado à criação da Guarda Nacional.
II - O enunciado que sugere que a Guarda Nacional representou uma reação ao processo de centralização política realizada pelo Ato Adicional à Constituição brasileira de 1824 é incorreto. Na verdade, o Ato Adicional veio em 1834 e representou uma tentativa de descentralização política, em contraposição ao que havia sido estabelecido pela Constituição de 1824.
III - A afirmação de que a Guarda Nacional era uma milícia armada dirigida pelos grandes proprietários é correta. Esta milícia cumpria funções de segurança e defesa interna e estava sob controle dos grandes proprietários de terras, que usavam seu poder para influenciar a política local.
IV - A alegação de que a Guarda Nacional foi criada em 1835 pelos proprietários rurais, principalmente os do sul do país, para combater a Guerra dos Farrapos é incorreta. Embora a Guarda possa ter sido utilizada em conflitos como a Guerra dos Farrapos, ela não foi criada especificamente para esse fim.
Levando em conta as informações acima, a alternativa correta e que contém as afirmações verdadeiras sobre a Guarda Nacional é a opção E, que afirma que as proposições III e IV são corretas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831, durante o período regencial, e desmobilizada em setembro de 1922. Sua criação se deu por meio da lei de 18 de agosto de 1831 que "cria as Guardas Nacionais e extingue os corpos de milícias, guardas municipais e ordenanças"
Na prática, os membros da Guarda Nacional representaram mais uma situação histórica marcada pelo abuso das instituições públicas para fim estritamente particulares. Com o passar do tempo, os “coronéis” valiam-se de suas tropas armadas para simplesmente preservar seus interesses econômicos e políticos pessoais. Além disso, serviram como severo instrumento de repressão contra uma população que não se via representada no mando de líderes políticos oriundos das elites.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-guarda-nacional.htm
Banquinha! Gabarito ERRADO!
Pedi questões de direito constitucional gaúcho e me vem isso
Padre Antônio Feijó. Dotado de amplos poderes em seu cargo, ele foi o idealizador da Guarda Nacional, uma milícia composta por cidadãos votantes e criada para defender a Constituição, manter a ordem pública a unidade do Império. Ela foi a força responsável pela repressão dos movimentos rebeldes que eclodiram por todo o país no período, sendo comandadas pelos grandes proprietários locais. Com isso, o poder de mando desses indivíduos foi reforçado (mandonismo).
a resposta correta deveria ser a letra A
afimativa I - Surgiu no mesmo ano da abdicação de D. Pedrol ao trono brasileiro e do avanço dos liberais na politica brasileira.
- foi criada de fato em 1831 e por um avanço dos liberais conservadores no congresso (é preciso lembrar que no início da regência a divisão política era entre liberais conservadores, liberais exaltados e os restauradores)
afirmativa II - Representou uma reação ao processo de centralização política realizada pelo Ato Adicional à Constituição brasileira de 1824.
- a guarda nacional não tinha como ser uma reação ao ato adicional de 1834 ,uma vez que foi criada em 1831
afirmativa III - Era uma milicia armada dirigida pelos grandes proprietários.
- Talvez a única que pudesse gerar dúvidas, De fato a guarda nacional foi criada baseada na "milícia cidadã" que existia na França e muitas vezes era usada pelos grandes proprietários. No entanto, ela estava sob o comando da Assembleias gerais, dos juízes de paz, dos presidentes de província e do ministro da justiça, e afirmar que era dirigida pelos grandes proprietários seria um exagero.
afirmativa IV - Foi criada, em 1835. pelos proprietários rurais, principalmente os do sul do país, para combater a Guerra dos Farrapos.
- a guarda nacional foi usada para combater a guerra dos farrapos, mas não criada para isso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo