Em relação aos gases e vapores asfixiantes, pode-se afirmar...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão exige conhecimento acerca da classificação de gases e vapores. Em relação aos gases considerados asfixiantes, eles podem ser subdivididos em dois tipos: asfixiantes simples e asfixiantes químicos.
O Quadro nº 1 do Anexo nº 11 da NR-15 elenca diversos gases asfixiantes simples. Podemos citar como exemplos de asfixiantes simples: o gás metano e o propano, os gases nobres e o dióxido de carbono (CO2). Os gases asfixiantes simples trazidos pela NR-15 são os seguintes:
- Acetileno;
- Argônio;
- Etano;
- Etileno;
- Hélio;
- Hidrogênio;
- Metano;
- Neônio;
- Óxido nitroso;
- n-propano;
- Propileno.
O Decreto nº 3048, que aprovou o Regulamento da Previdência Social e suas alterações, traz em seus anexos a lista de asfixiantes considerados asfixiantes químicos para fins de enquadramento de doenças relacionadas ao trabalho. São eles:
- Monóxido de Carbono (CO);
- Ácido cianídrico e cianetos;
- Sulfeto de hidrogênio;
- Aminas aromáticas e seus derivado
Agora vamos analisar as alternativas:
A- Incorreto.
O cloro não é classificado como um asfixiante simples. Os demais gases elencados na assertiva estão corretos.
B- Correto.
O monóxido de carbono (CO) é um exemplo de gases asfixiante químico. Ao passo que o dióxido de carbono (CO2) é um asfixiante simples.
C- Incorreto.
Essa categoria de gases divide-se em asfixiantes simples e asfixiantes químicos.
D- Incorreto.
Essa é uma característica dos asfixiantes simples.
E- Incorreto.
Vai depender da concentração.
GABARITO: LETRA B
CO - é um gás inodoro e incolor, classificado toxicologicamente como ASFIXIANTE QUÍMICO por agir na formação da COHb (carboxiemoglobina).
a) Cloro não é asfixiante simples
b) certo
c) podem ser simples (fisiologic inertes, mas em gds concent = asfixia) ou químicos (asfixia msm em pqns concent)
d) asfixiantes quimicos interferem no transp de ox
e) depende!
A) Os asfixiantes simples podem ser exemplificados pelos seguintes gases: cloro, dióxido de carbono e metano.
Os asfixiantes simples são aqueles que deslocam o oxigênio no ambiente, mas o cloro não é um asfixiante simples; é um irritante. Dióxido de carbono e metano podem ser considerados asfixiantes simples, mas a inclusão do cloro na lista torna esta opção incorreta.
B) O monóxido de carbono é um exemplo de asfixiante químico.
Correto. O monóxido de carbono é um asfixiante químico porque se liga à hemoglobina com muito mais afinidade do que o oxigênio, impedindo o sangue de transportar oxigênio de forma eficaz.
C) São substâncias químicas que levam o organismo à deficiência ou à privação de oxigênio, sem que haja interferência direta na mecânica da respiração. Podem ser subdivididos em três grupos: simples, químicos ou anestésicos.
A classificação dos asfixiantes não inclui tradicionalmente um grupo "anestésicos", sendo comumente divididos em simples e químicos, tornando esta opção incorreta.
D) Os asfixiantes químicos têm por característica: deslocar o oxigênio do ambiente;
Os asfixiantes químicos não deslocam o oxigênio do ambiente; eles interferem na capacidade do organismo de utilizar o oxigênio. São os asfixiantes simples que deslocam o oxigênio do ambiente.
E) O risco representado pelas substâncias químicas independe da concentração do produto, da sensibilidade individual e do tempo de exposição.
O risco representado pelas substâncias químicas é influenciado pela concentração do produto, pela sensibilidade individual e pelo tempo de exposição, tornando esta opção incorreta.
Fonte: Curso Preparo Jurídico
GAB B
Asfixiantes simples:
- Asfixiantes simples são gases que deslocam o oxigênio do ambiente, reduzindo a concentração de oxigênio disponível para respiração.
- Exemplos de asfixiantes simples incluem nitrogênio, hélio, argônio e dióxido de carbono.
- Esses gases não reagem quimicamente com o oxigênio ou com o sangue; eles simplesmente ocupam espaço, diminuindo a quantidade de oxigênio disponível para inalação.
- A falta de oxigênio (hipóxia) causada pela exposição a asfixiantes simples pode levar à inconsciência, sufocação ou morte se não for tratada rapidamente.
Asfixiantes químicos:
- Asfixiantes químicos são substâncias que interferem com a capacidade do corpo de utilizar o oxigênio.
- Exemplos de asfixiantes químicos incluem monóxido de carbono, cianeto e sulfeto de hidrogênio.
- Essas substâncias reagem quimicamente com o sangue ou as células, impedindo o transporte ou a utilização do oxigênio nas células. Por exemplo, o monóxido de carbono se liga à hemoglobina no sangue, impedindo o transporte de oxigênio.
- A exposição a asfixiantes químicos pode causar intoxicação, problemas respiratórios graves e, em casos extremos, morte.
Em resumo, asfixiantes simples causam asfixia ao deslocar o oxigênio do ambiente, enquanto asfixiantes químicos causam asfixia ao interferir com a capacidade do corpo de utilizar o oxigênio. Ambos são perigosos e requerem atenção imediata em caso de exposição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo