Um quadro clínico de parestesia que evolui com diminuição d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UFMA Órgão: UFMA Prova: UFMA - 2019 - UFMA - Médico do Trabalho |
Q1243093 Segurança e Saúde no Trabalho
Um quadro clínico de parestesia que evolui com diminuição de força nas extremidades dos membros inferiores até o que classicamente se denomina “anestesia em bota” e paralisia com o “pé caído” relaciona-se:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: D - Ao n-hexano.

A questão desafia a compreensão dos efeitos de diferentes substâncias químicas na saúde dos trabalhadores, em particular os efeitos neurológicos que podem ser causados pela exposição ocupacional a solventes industriais. O n-hexano é um solvente amplamente utilizado em adesivos, tintas, vernizes e na extração de óleos de sementes. Seu uso pode levar a uma condição neurotóxica conhecida por causar parestesia, que é uma sensação anormal na pele, como formigamento ou arrepio, sem que haja um estímulo real.

Com a exposição contínua, o n-hexano pode causar uma neuropatia periférica, que é evidenciada pela perda progressiva de força nos membros inferiores, começando pelas extremidades. A descrição da “anestesia em bota” refere-se à sensação de adormecimento ou falta de sensibilidade nos pés e pernas, como se estivesse usando botas apertadas. Já a “paralisia com o pé caído” define a incapacidade de levantar a parte frontal do pé, o que é típico em alguns casos de dano aos nervos responsáveis pelo movimento do tornozelo e dos dedos dos pés.

Esses sintomas estão diretamente relacionados ao impacto neurotóxico do n-hexano, que afeta o sistema nervoso periférico. Portanto, a alternativa correta é a D, pois é o n-hexano o agente causador desses sintomas específicos, e não as outras substâncias listadas (amônia, cromo, zinco e cádmio), que têm outros tipos de efeitos na saúde.

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as propriedades e os riscos à saúde associados a esses agentes químicos, especialmente no que diz respeito à toxicologia ocupacional e à medicina do trabalho. Reconhecer a relação entre os sintomas e a exposição ao n-hexano é fundamental para a identificação correta da substância relacionada ao quadro clínico apresentado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo