Richard Schilling, professor de uma escola de medicina em L...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão quer saber qual a classificação nos grupos de Schilling de uma hepatite viral contraída em um hospital por um trabalhador de saúde.
As doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a classificação de Schilling. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:
- Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
- Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
- Grupo III: nesse caso, a doença já existe mesmo que de forma latente, mas as condições de trabalho a agrava. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.
Esquematizando:
- Grupo I: o trabalho é a principal causa.
- Grupo II: o trabalho contribui para o surgimento.
- Grupo III: a doença existe e é apenas agravada.
Analisando as alternativas:
A- INCORRETA. Schilling I (Grupo I) tem o trabalho como sua causa necessária. Exemplo: silicose.
B- CORRETA. Schilling II tem o trabalho como fator de risco contributivo ou adicional, mas não necessário. Exemplos: doença coronariana, varizes dos membros inferiores.
C- INCORRETA. Schilling III (Grupo III) tem o trabalho como provocador de um distúrbio latente ou agravador de uma doença já estabelecida. Exemplo: diabetes mellitus.
D- INCORRETA. Não há essa relação de tempo de exposição.
E- INCORRETA. As doenças do grupo II, sim. Já as doenças do grupo I são necessariamente ligadas ao trabalho.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
- Classificação de Schilling
- Grupo I: doenças em que o trabalho é causa necessária, tipificadas pelas “doenças profissionais”, pelas intoxicações profissionais agudas (sauturnismo, hidragirismo, mangabismo, siderose, stanhose, etc.);
- Grupo II: doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas por todas as doenças “comuns”, mais frequentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais, sendo que, portanto, o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A hipertensão arterial e as neoplasias malignas (câncers), em determinados grupos ocupacionais ou profissões, são exemplos clássicos.
- Grupo III: doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou pré-existente, ou seja, concausa, tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou ocupações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo