O Guia de Vigilância em Saúde classifica a Influenza sazonal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738375 Enfermagem
O Guia de Vigilância em Saúde classifica a Influenza sazonal como uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global (BRASIL, 2016). Sobre esta patologia, de acordo com o Guia, marque a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a correta.

Influenza sazonal é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, caracterizada por sua elevada transmissibilidade e ampla distribuição global. A influenza pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos de risco, como crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas. A principal complicação da influenza sazonal são, de fato, as pneumonias, que podem ser causadas pelo próprio vírus ou por infecções bacterianas secundárias.

Analisando as alternativas:

A - A principal complicação são as pneumonias.
Esta afirmação é correta. A pneumonia é uma complicação severa da influenza, sendo responsável por uma significativa morbidade e mortalidade associada à doença.

B - Pode ser causada por uma grande variedade de bactérias.
Incorreta. A influenza é causada por vírus, especificamente os vírus influenza A, B e C. Embora infecções secundárias bacterianas possam ocorrer, o agente etiológico primário é viral.

C - Em média, o período de incubação é de 3 a 4 dias, podendo variar de 2 a 10 dias.
Incorreta. O período de incubação da influenza geralmente varia de 1 a 4 dias, sendo mais comum de 2 a 3 dias. A faixa de 2 a 10 dias não é típica para a influenza sazonal.

D - Para efeito de controle, considera-se que o período de transmissão se estende do 5º dia após a exposição do doente até a 3ª semana do início das crises paroxísticas (acessos de tosse típicos da doença).
Incorreta. Essa descrição não se aplica à influenza sazonal. O período de transmissão da influenza geralmente ocorre a partir de 1 dia antes do início dos sintomas até 5 a 7 dias após o início da doença.

E - A suscetibilidade é variável.
Incorreta. Embora a suscetibilidade possa variar individualmente, é mais preciso afirmar que toda a população é geralmente suscetível ao vírus influenza, exceto aqueles que têm imunidade específica adquirida por infecção anterior ou vacinação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A.

a) Alguns casos podem evoluir com complicações, principalmente em indivíduos com doença crônica, idosos e <2 anos. As principais são: pneumonia bacteria e por outros vírus, sinusite, otite, desidratação, piora de doenças crônicas, pneumonia primátia por influenza. As principais complicações são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.

b) Agente etiológico: o vírus influenza, RNA, que se subdivide em três tipos: A,B e C.

c) Período de incubação: em geral, de 1 a 4 dias

d) Essa assertiva refere-se ao período de transmissibilidade da COQUELUCHE, e não da influenza. Palavra-chave: crises paroxísticas

e) A suscetibilidade é geral. 

FONTE: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016. 

As mais comuns são:

• pneumonia bacteriana e por outros vírus;

• sinusite; •

otite;

• desidratação;

• piora das doenças crônicas;

• pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.

A principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país

Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C.

Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana, sendo os principais causadores das epidemias anuais.

O Influenza A é essencialmente um vírus das aves que se adapta ocasionalmente aos humanos podendo causar pandemias (isto é, epidemias que se propagam ao mundo todo).

Os vírus B e C infetam apenas humanos.

O influenza B é responsável por surtos localizados em pequenas comunidades (por exemplo, em escolas).

As principais complicações são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.

b) Agente etiológico: o vírus influenza, RNA, que se subdivide em três tipos: A,B e C.

c) Período de incubação: em geral, de 1 a 4 dias

e) A suscetibilidade é geral. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo