TEXTO 3 - Mais de 80 milhões vivem fora de sua cidade natal ...
TEXTO 3 - Mais de 80 milhões vivem fora de sua cidade natal
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população.
Ao chegar aos 60 anos de idade, 60% dos brasileiros já não vivem em suas cidades de origem.
São Paulo é o Estado que mais tem pessoas de fora – 10,5 milhões. Já em termos proporcionais, as unidades da federação com o maior contingente de "forasteiros" são o Distrito Federal, com 49,3%, e Roraima, com 45,3% da população chegando de outros Estados.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab
No texto 3 recebemos a informação de que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (64)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Entrei com recurso nessa questão, absurdo ser a alternativa E a correta, pois não fala isso em momento nenhum do texto. A letra B está errada porque esses estados só recebem mais pessoas proporcionalmente. E a letra A não tem erro algum, é exatamente a informação que recebemos do texto.
Pessoal essa é minha humilde opinião..hehe. Tentei entender a lógica da Banca. Mas com certeza, há controvérsias...
A) Incorreta. A alternativa apontou o ensino e o emprego como os responsáveis pelo deslocamento da maior parte da população migrante. Isso não consta no texto. Ele afirma que tanto podem ser o ensino, o emprego ou outros motivos não citados. O texto não menciona um ou outro motivo como maior ou menor responsável pelo deslocamento.
B) Incorreto. O estado que mais recebe forasteiros é São Paulo. Roraima e Distrito Federal são os que mais têm migrantes proporcionais ao total de suas populações.
C) Incorreto. O texto fala em quase 40% e não 50%.
D) Incorreto. O texto apenas diz que, ao chegar ao 60 anos, 60% das pessoas não vivem em suas cidades de origem. Mas não afirma que migram para lugares melhores.
E) Correto. A mobilidade é sim resultado de deficiência nos locais de origem. No primeiro parágrafo, o texto deixa isso claro , ao afirmar que a migração pode ser impulsionada por emprego, ensino etc. Ou seja, ao mudar de cidade, as pessoas buscam por melhores condições de emprego e estudo, carentes ou inexistentes nos locais de origem.
Questão merece ser anulada, ao apontar a alternativa E como a corrreta.
A questão cobra a informação que é recebida do texto, ou seja, não cobra subentendimento ou inferencias, pede em verdade aquilo que é claramente informado.
Eu tinha marcado a letra E mas depois marquei a letra A
Creio que todos fiquem na dúvida entre A e E.
Dizer que a mobilidade populacional tem como consequência as deficiências dos locais de origem pode ser entendido pelos termos "emprego" e "ensino". Pessoas procuram isso em outros lugares porque onde nasceram não tem. Ao afirmar que a mobilidade é consequência disso, a alternativa não necessariamente afirma que TODA mobilidade seja consequência disso, mas pode dar a enteder que se refere a apenas uma parte.
Quanto ao erro da A, está ao dizer que aqueles são o MAIOR motivo de deslocamento. Isso é uma interpretação possível? Até que é. Olhando tudo o que sabemos do nosso Brasil, qualquer brasileiro que teve aulas de geografia pode entender isso. Também é importante pensar que para sabermos que alguns estados tem deficiência de emprego e ensino, é preciso de conteúdo alheio ao texto, mas aparentemente em menos grau do que saber as maiores quantidades de motivos para emigração interna no nosso país.
Mas, na prova, o que precisamos fazer é balancear as alternativas. Qual delas exigiu uma inferência maior? Achei, não tive certeza, apenas achei, creio que ninguém pode ter certeza nessa questão, que a quantidade de conteúdo extratextual(criei essa palavra para a banca FGV) que usei na alternativa E foi menor do que o necessário para validar a alternativa A.
Concurseiros, uma boa explicação do porquê de uma alternativa de interpretação da FGV estar certa, às vezes exige um texto longo a ser escrito. Isso porque algumas precisam de um certo TEMPO para serem resolvidas. Talvez, nessas questões seja um bom momento para continuar a prova, resolver as questões mais simples, e depois voltar. Acertar uma difícil ou uma mais fácil tem o mesmo peso na hora da classificação, mantenham o foco. Fiquem com Deus.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo