Inicialmente, a Biblioteconomia cuidava de documentos que n...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A situação apontada no enunciado ampliou o escopo da Biblioteconomia que passou a não apenas trabalhar com livros, mas com praticamente qualquer objeto informacional. O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação e o crescimento da produção de publicações no fim do século XIX teve como resultado o desenvolvimento de uma Biblioteconomia mais tecnicista (letra A) que ganhou o nome de Documentação no século XX.
Até hoje é difícil definir com precisão as fronteiras entre as duas disciplinas. Ambas dividem princípios e conceitos e para muitos autores, a Documentação é um “braço" da Biblioteconomia.
As alternativas B e E não fazem sentido conceitual. Ser aplicada às áreas gerais do conhecimento é um apontamento bastante vago, assim como biblioteconomia multidisciplinar, visto que a multidisciplinaridade é uma característica intrínseca da Biblioteconomia contemporânea.
A letra C é sinônimo de catalogação.
A letra D é um termo inexistente na área. A literatura cinzenta é objeto de estudo da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação e não possui uma ciência própria com paradigmas exclusivos que a estude.
Gabarito do Professor: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Documentação pode ser utilizada como sinônimo de biblioteconomia técnica, pois exige maior conhecimento e especialização do profissional que trabalha neste campo do saber. As técnicas documentárias podem ser entendidas como a Biblioteconomia aplicada a áreas específicas do conhecimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo