A lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecido...
A lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou outro artefato. Na prática diária do enfermeiro, é utilizada uma escala de avaliação para identificar riscos para o desenvolvimento dessas lesões em seus pacientes, a chamada Escala de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - Escala de Braden.
Vamos entender melhor o tema da questão e o porquê da resposta correta.
As lesões por pressão, anteriormente conhecidas como úlceras de pressão, são danos localizados na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea. Estas lesões podem ser causadas também pelo uso de dispositivos médicos ou outros artefatos.
Na prática diária do enfermeiro, é essencial avaliar o risco que os pacientes têm de desenvolver essas lesões, e uma das ferramentas mais utilizadas para essa avaliação é a Escala de Braden. Esta escala ajuda a identificar pacientes em risco e implementar medidas preventivas adequadas.
Justificativa da alternativa correta:
A Escala de Braden é amplamente utilizada para avaliar o risco de desenvolvimento de lesões por pressão. Ela leva em consideração seis critérios: percepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutricão e fricção/cisalhamento. Cada critério é pontuado e a soma das pontuações determina o nível de risco do paciente.
Justificativa das alternativas incorretas:
A - Escala de Glasgow: Essa escala é utilizada para avaliar o nível de consciência dos pacientes com trauma cranioencefálico, e não para avaliar risco de lesões por pressão.
B - Escala de Ramsay: Essa escala é usada para avaliar o nível de sedação dos pacientes, não sendo aplicável na avaliação de risco de lesões por pressão.
C - Escala de Rass: A Escala de Rass (Richmond Agitation-Sedation Scale) é usada para avaliar agitação e sedação, também não se relacionando com as lesões por pressão.
E - Escala de Morse: Essa escala é utilizada para avaliar o risco de quedas em pacientes hospitalizados, e não o risco de lesões por pressão.
Compreender as diferentes escalas e seus usos é fundamental para a prática de enfermagem e para a aprovação em concursos públicos. Tenha em mente que a Escala de Braden é a ferramenta padrão para a avaliação de riscos de lesões por pressão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo