Uma das principais complicações no pós-operatório é a deisc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 004 |
Q1685558 Medicina
Uma paciente de 23 anos de idade, com IMC = 37 kg/m² , compareceu ao consultório, pois pretende realizar procedimento para redução de peso. Tem falha no tratamento nutricional, nega tabagismo e (ou) alcoolismo e apresenta, como comorbidades, apenas asma e hipertensão controlada com medicamentos.


Considerando esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Uma das principais complicações no pós-operatório é a deiscência de anastomose e, com frequência, a taquicardia, por vezes acompanhada de agitação e taquipneia, é a única manifestação desse grave problema intra-abdominal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é correta. A deiscência de anastomose é uma das principais complicações no pós-operatório de procedimentos para redução de peso. Isso acontece quando a junção cirúrgica entre dois segmentos do intestino, chamada de anastomose, se rompe, causando uma infecção grave no abdômen. A taquicardia - um ritmo cardíaco acelerado - é comumente um dos primeiros sinais de que essa complicação pode estar ocorrendo, muitas vezes acompanhada de agitação e taquipneia, que é uma respiração acelerada. Por isso, é fundamental que os médicos estejam atentos a esses sinais no pós-operatório de pacientes que passaram por cirurgias de redução de peso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo