Uma empresa pública demonstrou corretamente seu lucro líqui...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ESTRUTURA DA DLPA
A DLPA, normalmente é elaborada com base nos registros constantes do livro-razão. As informações extraídas da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, relativas às variações ocorridas no exercício, são organizadas de acordo com o art. 186 da Lei nº 6.404-76.
Saldo do início do período
+/(-) Ajustes de exercícios anteriores
+ Reversões de reservas de lucros no exercício
+/(-) Lucro ou prejuízo líquido do exercício
(-) Transferências para reservas de lucros
(-) Dividendos propostos
(-) Parcela dos lucros incorporada ao capital
(-) Dividendos Intermediários (antecipados)
Saldo do fim do período
AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
Ao determinar que o resultado do exercício não deve ser influenciado por receitas e despesas correspondentes a exercícios anteriores, a principal preocupação da Lei das SAs foi com a manutenção da uniformidade, de forma que seja possível a comparação entre resultados de períodos diferentes. Por esse motivo, os ajustes de exercícios anteriores são registrados na conta Lucros ou Prejuízos acumulados. Por meio desse procedimento, o resultado do exercício não é afetado por receitas e despesas de períodos anteriores que não tenham sido lançadas no exercício ao qual pertenciam em virtude do critério contábil ou de erro.
Fonte: Ricardo J. Ferreira, Contabilidade Básica
A DLPA é geralmente a última demonstração feita, geralmente ao fim do ano. Isso porque é um acumulado do exercício de um determinado período. O objetivo da DLPA é, além de mostrar os lucros e prejuízos, tornar mais transparente a quantidade de impostos com base no lucro pagos pela empresa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo