O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) se mostra ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e o uso do Protocolo de Manchester. O ACCR é uma estratégia importante para a reorganização dos processos de trabalho na saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário do SUS e está alinhado com os princípios da Humanização.
Conforme o enunciado, a classificação de risco pelo Protocolo de Manchester utiliza cores para identificar a prioridade no atendimento de cada paciente. Vamos analisar cada uma das alternativas para entender a correta e as incorretas.
Alternativa C: os pacientes classificados nas cores verde e azul serão atendidos nas unidades básicas de saúde próximas a sua residência.
Essa é a alternativa correta. No Protocolo de Manchester, os pacientes classificados com as cores verde e azul são considerados casos de menor urgência, que podem ser atendidos em unidades básicas de saúde ou em outros serviços de menor complexidade, não necessitando de atendimento imediato em um pronto-socorro.
Alternativa A: o paciente classificado com a cor laranja deve ser atendido no máximo em cinco minutos.
Esta alternativa está incorreta. No Protocolo de Manchester, o paciente classificado com a cor laranja deve ser atendido com urgência, geralmente em até 10 minutos, e não cinco minutos. A cor que exige atendimento imediato é a vermelha.
Alternativa B: as cores utilizadas na classificação de risco são vermelha, amarela, verde e azul.
Esta alternativa está incorreta. Embora essas cores sejam utilizadas, falta a cor laranja, que também faz parte do Protocolo de Manchester. Portanto, as cores corretas são vermelha, laranja, amarela, verde e azul.
Alternativa D: o paciente classificado com a cor branca será encaminhado para a unidade básica de saúde.
Esta alternativa está incorreta. A cor branca não é uma classificação do Protocolo de Manchester. Os pacientes que são encaminhados para as unidades básicas de saúde são geralmente classificados nas cores verde e azul.
Espero que essa análise tenha ajudado a entender melhor como funciona o Protocolo de Manchester e a Classificação de Risco no SUS. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vermelho: Emergente
Laranja: Muito urgente
Amarelo: Urgente
Verde: Pouco urgente
Azul: Nao urgente
O Protocolo de Manchester utiliza cinco cores para identificar o grau de gravidade de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.
- 0, 10, 60, 120 e 240 minutos respectivamente (são os tempos de espera previstos para cada cor).
Também há o entendimento de que pacientes classificados como verde e azul podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas ao seu local de residência.
PODEM e não SERÃO como consta na questão. Achei mal elaborada.
Achei mal elaborada, visto que, não se pode negar atendimento independente da classificação de risco.
Eles receberão atendimento porém irão aguardar, visto que não se deve negar assistência, serão orientados a procurar UBS próxima de sua residência...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo