“À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921411 Português

“À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa eu decidi seguir o último curso.” (Martin Luther King Jr.)


Esse pensamento se encontra sem os sinais de pontuação adequados.

Uma das maneiras correta e adequada de pontuá-lo é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

JUSTIFICANDO

a) [CERTO] À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso. = A Loc. Conj. introduz uma O.S. Adv. Proporcional. Por isso deve ser seguida VÍRGULA, para que se faça a separação entre as duas orações (O.S.Adv. Proporcional e O.C. Conclusiva). Quando ao TRAVESSÃO, deve ser utilizado, posto que separa um aposto do termo anterior. Assim, deve-se usar o PONTO FINAL para que seja finalizado esse aposto e se iniciar o período final.

b) [ERRADO] À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação: reagir com amargura, ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso. = Basta observar a ausência do emprego vírgula citada anteriormente(",logo percebi"), o que confugira o erro da questão. Outro erro que podemos encontrar é o emprego da vírgula após o "reagir com amargura", pois o termo "ou" - nesse caso - não pede o emprego da vírgula.

c) [ERRADO] À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa, eu decidi seguir o último curso. = O erro dessa alternativa se encontra no emprego da vírgula após o termo "uma força criativa", pois para que pudesse ser feita deveria haver, antes do emprego da vírgula, a presença de um travessão, ou uma forma alternativa para isto é substituir a vírgula por um ponto, como há na alternativa A.

d) [ERRADO] À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura, ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa: eu decidi seguir o último curso. = Além do termo levantado no "logo percebi" e no termo ", ou", pode-se encontrar o emprego dos dois pontos feito de forma equivocada.

e) [ERRADO] À medida que, meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação, reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso. = O erro dessa alternativa se encontra no emprego da primeira vírgula (À medida que, meus).

Toda e qualquer observação é bem-vinda!

Gabarito na alternativa A

Solicita-se escorreita pontuação da passagem:

À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação - reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso.” (Martin Luther King Jr.)

A passagem inicial, “À medida que meus sofrimentos aumentavam", é adjunto adverbial demovido que revela circunstância, proporção, devendo obrigatoriamente ser virgulado. A estrutura à direita da vírgula segue até o termo "situação", devendo haver travessão ou dois-pontos que demarquem a estrutura "reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa", aposto explicativo de "duas maneiras". A opção pelo travessão ou pelos dois-pontos é indiferente para o sentido ou correção da passagem.

Por fim, a passagem encabeçada pelo pronome reto "eu" é independente e marca a conclusão do pensamento, devendo ser grafada em separado, após ponto final.

Ficar em entre duas e marcar sempre a errada :/

A professora falou que está faltando a vírgula antes do "OU" na letra A, com a justificativa que a vírgula é obrigatória entre orações coordenadas alternativas, PORÉM Caso haja apenas uma oração coordenada sindética alternativa o uso da vírgula não é opcional? Outro exemplo: Faça o que o juiz manda ou irá preso.

(A) À medida que meus sofrimentos aumentavam,[1] logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação –[2] reagir com amargura[*] ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa.[3] Eu decidi seguir o último curso.

Explicação:

[1] A oração "À medida que meus sofrimento aumentavam" é subordinada e está anteposta à principal. Por isso, e pelo fato de ser um adjunto adverbial longo (possuir 4 ou mais palavras, para a FGV), a vírgula é obrigatória. O "logo" não é o motivo da vírgula, já que está atuando como advérbio e não como conjunção conclusiva.

[2] As orações que começam com "reagir" e "procurar transformar" são núcleos de um aposto que explica quais são as "duas maneiras", termo citado na oração principal. Como regra, apostos explicativos são isolados, seja por vírgula; seja por travessão ou dois-pontos, ambos antepostos; seja por parênteses.

[3] O ponto final é usado aqui, já que a oração anterior é declarativa. Dá-se início a outro período, por isso o ponto final é apropriado. Como a oração seguinte guarda alguma relação com o período anterior, o ponto e vírgula também é possível, mas a vírgula não.

[*] Vírgula opcional, que o examinador preferiu não colocar na resposta gabarito. Alternativamente, pode ser usado o ponto e vírgula.

Rafael Ballarim

Até que a nomeação venha!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo