“À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que ...
“À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa eu decidi seguir o último curso.” (Martin Luther King Jr.)
Esse pensamento se encontra sem os sinais de pontuação adequados.
Uma das maneiras correta e adequada de pontuá-lo é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
JUSTIFICANDO
a) [CERTO] À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso. = A Loc. Conj. introduz uma O.S. Adv. Proporcional. Por isso deve ser seguida VÍRGULA, para que se faça a separação entre as duas orações (O.S.Adv. Proporcional e O.C. Conclusiva). Quando ao TRAVESSÃO, deve ser utilizado, posto que separa um aposto do termo anterior. Assim, deve-se usar o PONTO FINAL para que seja finalizado esse aposto e se iniciar o período final.
b) [ERRADO] À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação: reagir com amargura, ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso. = Basta observar a ausência do emprego vírgula citada anteriormente(",logo percebi"), o que confugira o erro da questão. Outro erro que podemos encontrar é o emprego da vírgula após o "reagir com amargura", pois o termo "ou" - nesse caso - não pede o emprego da vírgula.
c) [ERRADO] À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa, eu decidi seguir o último curso. = O erro dessa alternativa se encontra no emprego da vírgula após o termo "uma força criativa", pois para que pudesse ser feita deveria haver, antes do emprego da vírgula, a presença de um travessão, ou uma forma alternativa para isto é substituir a vírgula por um ponto, como há na alternativa A.
d) [ERRADO] À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura, ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa: eu decidi seguir o último curso. = Além do termo levantado no "logo percebi" e no termo ", ou", pode-se encontrar o emprego dos dois pontos feito de forma equivocada.
e) [ERRADO] À medida que, meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação, reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso. = O erro dessa alternativa se encontra no emprego da primeira vírgula (À medida que, meus).
Toda e qualquer observação é bem-vinda!
Gabarito na alternativa A
Solicita-se escorreita pontuação da passagem:
“À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação - reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso.” (Martin Luther King Jr.)
A passagem inicial, “À medida que meus sofrimentos aumentavam", é adjunto adverbial demovido que revela circunstância, proporção, devendo obrigatoriamente ser virgulado. A estrutura à direita da vírgula segue até o termo "situação", devendo haver travessão ou dois-pontos que demarquem a estrutura "reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa", aposto explicativo de "duas maneiras". A opção pelo travessão ou pelos dois-pontos é indiferente para o sentido ou correção da passagem.
Por fim, a passagem encabeçada pelo pronome reto "eu" é independente e marca a conclusão do pensamento, devendo ser grafada em separado, após ponto final.
Ficar em entre duas e marcar sempre a errada :/
A professora falou que está faltando a vírgula antes do "OU" na letra A, com a justificativa que a vírgula é obrigatória entre orações coordenadas alternativas, PORÉM Caso haja apenas uma oração coordenada sindética alternativa o uso da vírgula não é opcional? Outro exemplo: Faça o que o juiz manda ou irá preso.
(A) À medida que meus sofrimentos aumentavam,[1] logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação –[2] reagir com amargura[*] ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa.[3] Eu decidi seguir o último curso.
Explicação:
[1] A oração "À medida que meus sofrimento aumentavam" é subordinada e está anteposta à principal. Por isso, e pelo fato de ser um adjunto adverbial longo (possuir 4 ou mais palavras, para a FGV), a vírgula é obrigatória. O "logo" não é o motivo da vírgula, já que está atuando como advérbio e não como conjunção conclusiva.
[2] As orações que começam com "reagir" e "procurar transformar" são núcleos de um aposto que explica quais são as "duas maneiras", termo citado na oração principal. Como regra, apostos explicativos são isolados, seja por vírgula; seja por travessão ou dois-pontos, ambos antepostos; seja por parênteses.
[3] O ponto final é usado aqui, já que a oração anterior é declarativa. Dá-se início a outro período, por isso o ponto final é apropriado. Como a oração seguinte guarda alguma relação com o período anterior, o ponto e vírgula também é possível, mas a vírgula não.
[*] Vírgula opcional, que o examinador preferiu não colocar na resposta gabarito. Alternativamente, pode ser usado o ponto e vírgula.
Rafael Ballarim
Até que a nomeação venha!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo