E.R., sexo masculino, comparece ao ambulatório de saúde ocu...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para realizar a verificação da pressão arterial (PA), de maneira adequada, o técnico de enfermagem do trabalho deve, entre outras ações, certificar-se de que o trabalhador não esteja com a bexiga cheia (Letra C), pois pode alterar o valor da pressão.
A) Incorreto. O profissional deve certificar-se de que o trabalhador não fumou nos 30 minutos anteriores à verificação da PA.
B) Incorreto. Explicar o procedimento ao trabalhador, deixando-o em repouso por
5 a 10 minutos, em ambiente calmo.
C) Correto.
D) Incorreto. Evitar manter diálogo com o trabalhador durante a verificação da
PA, e pedir para que ele não fale, contribuindo para a obtenção de níveis
pressóricos mais fidedignos.
E) Incorreto. Considerar como níveis pressóricos do trabalhador, os valores
obtidos sem arredondamentos.
Resposta do Professor: C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) ATÉ 30 MINUTOS ANTES DA AFERIÇÃO
B) REPOUSO DE 5 MINUTOS
D) NÃO FALAR NA HORA DO PROCEDIMENTO
E) NÃO ARRENDODAR VALORES
Para ter valor diagnóstico necessário, a PA deve ser medida com técnica adequada, utilizando-se aparelhos confiáveis e devidamente calibrados, respeitando-se as seguintes recomendações
- Explicar o procedimento ao paciente, orientando que não fale e descanse por 5-10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável. Promover relaxamento, para atenuar o efeito do avental branco (elevação da pressão arterial pela tensão provocada pela simples presença do profissional de saúde, particularmente do médico).
- Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há 60-90 minutos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes; e não está com as pernas cruzadas.
- Utilizar manguito de tamanho adequado ao braço do paciente, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha deve corresponder a 40% da circunferência do braço e o seu comprimento, envolver pelo menos 80%.
- Manter o braço do paciente na altura do coração, livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido
- Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento, para a estimativa do nível da pressão sistólica; desinflar rapidamente e aguardar um minuto antes de inflar novamente.
- Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, na fossa antecubital, evitando compressão excessiva.
- Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas.
- O paciente deve ser informado sobre os valores obtidos da pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. (Cadernos de Atenção Básica; n.15).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo