TEXTO 6 - Aumento brusco de 'desocupados' O aumento dos índ...
TEXTO 6 - Aumento brusco de 'desocupados'
O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014. O número de pessoas desocupadas aumentou 9,3% de 2013 para 2014, afetando um total de 7,3 milhões de brasileiros (o aumento equivale a 617 mil pessoas a mais nesta condição).
Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%. O IBGE classifica como "desocupadas" pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho.
A pesquisa indica dificuldades especialmente para jovens de 18 a 24 anos e pessoas que estão buscando o primeiro emprego, respectivamente 34,3% e 28,3% dos desocupados.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab
Observe o seguinte segmento do texto 6:
“O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014. O número de pessoas desocupadas aumentou 9,3% de 2013 para 2014, afetando um total de 7,3 milhões de brasileiros (o aumento equivale a 617 mil pessoas a mais nesta condição)”.
O comentário adequado sobre os componentes desse segmento do
texto 6 é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra D. O "nesta" faz referência a um termo anteriormente citado (a condição de desocupados), portanto é mais adequado que seja "nessa".
Eu fiquei em dúvida entre a alternativa A e D, e acabei marcando a letra A. Sei que a letra D está correta, porém para mim a letra A também pode ser, pois eu vejo o termo "já" como um modalizador, onde o autor do texto expressa a sua opinião em relação ao fato que ele está descrevendo.
Alguém poderia explicar se estou certo ou não?
Gabarito D
Forma mais adequada é nessa condição.
Acertei balanceando A e D, vendo que a D era mais próxima do conjunto de informações presentes no texto.
O termo já, apesar de aparentar o caráter modalizador que o Vinínius falou, também possui uma semântica muito forte de tempo próximo. O uso desse termo para expressar uma crítica é, inclusive, consequência dessa semântica temporal. Por exemplo, "já em 2003 havia os problemas do analfabetismo", é uma crítica afirmando que há muitos anos atrás havia um problema. De onde vem a semântica de crítica? Vem do uso do "já", que expressa normalmente tempo próximo, mas que seria utilizado em um passado distante afim de ironizar o longo período de tempo em que ocorria o problema. Seria um realce do autor a fim de chamar atenção para esse fato, de que o analfabetismo existe há muito tempo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo