Uma criança de 11 anos de idade foi encaminhada à unidade de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685070 Medicina
Uma criança de 11 anos de idade foi encaminhada à unidade de pronto atendimento no bairro onde mora, em virtude de uma crise de asma. Utiliza formoterol/budesonid diariamente, porém tem crises que a levam à emergência pelo menos quatro vezes ao ano. Há 20 dias, esteve no mesmo pronto atendimento com sintomas de exacerbação da asma e recebeu inalações com fenoterol, apresentando melhora parcial. Manteve tosse noturna produtiva e alguma dificuldade para realizar exercícios físicos e frequentar a escola. Na última noite, evoluiu com piora da dispneia, precisando despertar para fazer inalação durante a madrugada.
Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Pode-se dizer que os sintomas não estão controlados, pois a criança vem apresentando sintomas noturnos e comprometimento de atividades rotineiras.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Para compreender essa questão, precisamos focar no conceito de controle da asma em crianças. A asma é uma condição crônica das vias aéreas que pode ser controlada, mas não curada. O objetivo do tratamento é minimizar os sintomas e reduzir a frequência das crises, permitindo que a criança tenha uma vida normal.

Controle da asma é alcançado quando a criança não apresenta sintomas diurnos frequentes, não desperta à noite devido a sintomas, não tem limitações em atividades físicas e não necessita de uso excessivo de medicamentos de alívio.

No caso apresentado, a criança tem crises noturnas e limitações em atividades diárias, o que indica que a asma não está controlada. Isso é evidenciado por sintomas noturnos persistentes, a necessidade de despertar à noite para inalação e dificuldade em realizar exercícios e frequentar a escola.

A presença desses sintomas mostra que a medicação diária com formoterol/budesonida não está conseguindo manter a asma sob controle. O manejo insuficiente da asma requer reavaliação do tratamento atual e, possivelmente, ajuste da medicação ou da estratégia de tratamento.

Portanto, a afirmação de que "os sintomas não estão controlados" está correta, justificando a escolha da alternativa C. Não há alternativas incorretas a serem discutidas, pois apenas um julgamento sobre o item foi solicitado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está correta. A criança apresenta sintomas como tosse noturna produtiva e limitação para exercícios físicos e frequentar a escola, o que indica que a asma não está completamente controlada. Além disso, a piora da dispneia durante a noite e a necessidade de inalação para alívio dos sintomas também demonstram falta de controle. É importante que o tratamento seja revisto e ajustado para garantir o controle da asma e prevenir novas crises.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo