A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infec...
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, de transmissão vetorial. Classicamente a doença se manifesta sob duas formas: leishmaniose cutânea e leishmaniose mucosa. As formas clínicas da leishmaniose mucosa são:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania e se transmite através de vetores, geralmente insetos. A doença manifesta-se sob duas formas principais: a leishmaniose cutânea, que afeta a pele, e a leishmaniose mucosa, que afeta mucosas, principalmente do trato respiratório superior.
Nesta questão, o foco é identificar as formas clínicas da leishmaniose mucosa. A correta, alternativa C, lista as formas mucosa tardia, mucosa de origem indeterminada, mucosa concomitante, mucosa contígua e mucosa primária. Estas são as formas reconhecidas clinicamente, levando em conta a forma como as lesões se apresentam e a progressão da doença.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Esta alternativa mistura formas clínicas da leishmaniose mucosa (como mucosa de origem indeterminada, mucosa concomitante, e mucosa primária) com a forma cutânea localizada, que não se refere à categoria mucosa.
B - Inclui a forma cutânea difusa, que não pertence à categoria mucosa. As outras duas formas, mucosa tardia e mucosa primária, são corretas, mas a presença da forma cutânea difusa invalida a alternativa.
D - Esta alternativa menciona cutânea difusa, que não faz parte das formas mucosas e, assim, torna a alternativa incorreta. As outras formas mencionadas são adequadas ao contexto da mucosa.
E - Aqui, a inclusão de cutânea disseminada incorre no mesmo erro de não estar relacionada à categoria mucosa, o que torna a alternativa incorreta.
Entender a diferenciação entre as formas cutâneas e mucosas da leishmaniose é essencial para responder corretamente a questões sobre o tema. A identificação precisa das formas clínicas ajuda na abordagem terapêutica e no manejo adequado dos casos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C - Mucosa tardia, mucosa de origem indeterminada, mucosa concomitante, mucosa contígua e mucosa primária.
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) pode se manifestar de forma cutânea ou mucosa. As formas clínicas da leishmaniose mucosa são classificadas em:
- Mucosa primária: quando a lesão mucosa aparece de forma inicial, sem uma lesão cutânea visível prévia.
- Mucosa concomitante: quando as lesões cutâneas e mucosas aparecem ao mesmo tempo.
- Mucosa tardia: quando as lesões mucosas surgem após a cura da lesão cutânea, em uma fase posterior da doença.
- Mucosa contígua: as lesões mucosas afetam as áreas próximas à lesão cutânea inicial.
- Mucosa de origem indeterminada: quando não é possível determinar a origem da lesão mucosa, ou se não há lesão cutânea evidente associada.
Esses tipos de manifestações clínicas são importantes para o diagnóstico e tratamento da leishmaniose mucosa, que pode envolver a destruição de tecidos nas mucosas da boca, nariz e garganta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo