No 2º parágrafo, a expressão "busca da verdade celestial" e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969655 Português
Superfície de Marte é totalmente fotografada por sonda
chinesa

Tianwen-1 passou um ano na superfície do planeta e
completou tarefas

O planeta vermelho foi todo registrado em imagem pela sonda chinesa Tianwen-1. Depois de um ano na superfície de Marte, a Agência Espacial Chinesa (CNSA) anunciou que a sonda tinha completado todas as tarefas, incluindo a captura de imagens de média resolução de todo o planeta.

É o resultado das tarefas da sonda Tianwen-1. O nome atribuído à sonda significa "busca da verdade celestial", e ela foi lançada em 2020, pousando em Marte em maio deste ano.

O rover Zhurong, que seguia a bordo, iniciou a missão de patrulha e exploração da superfície marciana, enquanto o módulo em órbita estabelecia e retransmitia as comunicações entre o veículo de exploração e a Terra.

Em comunicado, a Agência Espacial Chinesa explicou que a Tianwen-1 concluiu os objetivos desta fase, especialmente a captura de imagens de média resolução que cobrem todo o planeta.

As imagens foram registradas pelo módulo em órbita que circundou Marte 1.344 vezes em 706 dias, captando o planeta vermelho de todos os ângulos, numa ação combinada com o rover que explorava a superfície, indicou a CNSA.

O veículo de superfície, com seis rodas, transportou instrumentos científicos para reunir informações sobre a estrutura geológica, a atmosfera, o meio ambiente e o solo de Marte.

De acordo com a CNSA, "a sonda recolheu 1.040 gigabytes de dados científicos brutos, que foram processados por cientistas na Terra e entregues a equipes de investigação para estudos adicionais".

A agência acrescentou que as informações de voo do módulo em órbita foram partilhadas com a Nasa, a agência espacial norte-americana, e a Agência Espacial Europeia. Os dados científicos estarão disponíveis para cientistas internacionais "no momento apropriado".

O rover entrou em modo inativo em 18 de maio e assim permanecerá durante o inverno marciano, que se caracteriza por baixas temperaturas e más condições, com areia e poeira.

Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/2022/07/1038358-superficie-de-marte-e-totalmente-fotografada-por-sonda-chinesa.html. Acesso em 02 de julho de 2022.
No 2º parágrafo, a expressão "busca da verdade celestial" está entre aspas para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é D - realçar o significado de um termo ou expressão.

Vamos analisar a questão e entender o motivo dessa escolha:

A questão aborda o uso de aspas na expressão "busca da verdade celestial". As aspas são um recurso de pontuação utilizado com diferentes propósitos na língua portuguesa. Para resolver a questão, é essencial que o aluno compreenda os diversos usos dessa pontuação.

Justificativa da Alternativa Correta:

A expressão "busca da verdade celestial" está entre aspas para realçar o significado de um termo ou expressão. Neste caso, as aspas são usadas para destacar e dar ênfase ao significado do nome atribuído à sonda Tianwen-1, tornando-o mais evidente para o leitor. Esse uso é bastante comum para chamar a atenção para um termo específico ou uma expressão importante, especialmente quando se trata de nomes ou títulos que possuem um significado especial.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - indicar um uso propositalmente incorreto: Esta alternativa está incorreta porque as aspas não estão sendo usadas para indicar um erro proposital. O uso incorreto proposital geralmente se aplica quando queremos ironizar ou questionar a correção de um termo ou expressão.

B - expressar um neologismo ou estrangeirismo: Neologismos e estrangeirismos são novos termos ou palavras de outras línguas que foram incorporados ao nosso idioma. Embora as aspas possam ser usadas para indicar tais termos, neste caso, "busca da verdade celestial" não se enquadra em nenhuma dessas categorias.

C - apontar uma citação proveniente de discurso direto: As aspas são frequentemente usadas para indicar falas diretas, ou seja, citações exatas de alguém. No entanto, "busca da verdade celestial" não é uma citação direta; é uma expressão que está sendo destacada para realçar seu significado.

Essas análises deixam claro que a alternativa D é a mais adequada, pois explica o uso das aspas para reforçar o sentido da expressão em questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. D

É o resultado das tarefas da sonda Tianwen-1. O nome atribuído à sonda significa "busca da verdade celestial", e ela foi lançada em 2020, pousando em Marte em maio deste ano.

O nome atribuído à sonda significa "busca da verdade celestial"

realçar o significado de um termo ou expressão

QUANDO USAR ASPAS...

1. Para enfatizar discursos, palavras, expressões, ou para ironizar.

2. Para citar algum discurso proferido pelo próprio autor.

Exemplo: Segundo o Presidente da República: “Iremos combater a crise”.

Note que as aspas vêm identificar as palavras proferidas pelo presidente. Quando as citações diretas são escritas por meio digital, podemos acrescentar o itálico.

3. Para citar obras

Quando queremos citar no texto o nome de uma obra, artigo, dissertações, teses, capítulos de livro, filmes, dentre outros, devemos utilizar as aspas (e ainda, o itálico).

Exemplo: A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo Da Vinci; O autor relata em seu artigo intitulado “Memórias de um Soldado”, sua vida durante a guerra.

4. Nos estrangeirismos

O estrangeirismo (também chamado de neologismo estrangeiro) é o uso muito frequente de palavras estrangeiras que, por vezes, são acrescidas ao dicionário dependendo do uso, por exemplo, show, chat, web, dentre outros.

Geralmente quando usamos palavras estrangeiras no texto devemos colocar as aspas ou quando digitamos no computado.

Exemplo: Esperamos o “feedback” da professora.

5. Nos neologismos

Quando uma palavra é criada dentro de um texto, por exemplo, um conceito novo, ela aparece entre aspas, com o intuito de demonstrar que aquele termo foi criado, sendo, portanto, um vocábulo que ainda é inexistente nos dicionários.

Exemplo: Essa noite vamos “caetanear” muito no show de Caetano Veloso.

6. Nas gírias

Quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utilizam-se as aspas.

Exemplo: A Cibele disse que “não rolou” as vendas de bilhetes. (A expressão destacada significa na linguagem denotativa que não aconteceu.)

D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo