Algumas das características fisiopatológicas e radiológicas...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para esta questão é a E: destruição da elastina com presença de bolhas e costelas horizontalizadas.
Vamos agora explorar o porquê dessa ser a resposta correta e entender o que torna as outras alternativas incorretas.
Entendendo a DPOC:
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição caracterizada por obstrução persistente ao fluxo aéreo. Essa obstrução é geralmente progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas ou gases nocivos, mais comumente decorrente do tabagismo.
Justificativa para a Alternativa E:
A alternativa E menciona a "destruição da elastina com presença de bolhas e costelas horizontalizadas", que são características típicas da DPOC, mais especificamente do enfisema pulmonar, um dos componentes da DPOC. No enfisema, há destruição das fibras elásticas dos alvéolos (elastina), levando à formação de espaços de ar anormalmente grandes (bolhas) e à perda de retração elástica, o que resulta na horizontalização das costelas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - "Comprometimento das glândulas mucosas e desvio do mediastino para o lado do comprometimento": Essa descrição não é típica da DPOC, mas sim de outras condições, como atelectasia, onde há desvio do mediastino. O comprometimento das glândulas mucosas é mais associado a doenças como a bronquite crônica, mas o mediastino não se desvia para o lado do comprometimento na DPOC.
B - "Destruição acinar e hipotransparência bilateral nas periferias pulmonares": A destruição acinar pode ocorrer no enfisema, mas a hipotransparência bilateral não é uma característica radiológica típica da DPOC. Na verdade, na DPOC, espera-se maior transparência devido à hiperinsuflação pulmonar.
C - "Diminuição da complacência e aumento da trama vascular periférica": Na DPOC, há aumento da complacência pulmonar devido à destruição alveolar, não diminuição. Além disso, o aumento da trama vascular periférica é mais associado a condições como a hipertensão pulmonar.
D - "Aumento da resistência ao fluxo aéreo e elevação da cúpula diafragmática": Embora o aumento da resistência ao fluxo aéreo seja correto na DPOC, a elevação da cúpula diafragmática não é característica da DPOC, onde frequentemente se observa o achatamento do diafragma devido à hiperinsuflação.
Compreender essas características é fundamental para diferenciar a DPOC de outras condições pulmonares em exames radiológicos e na prática clínica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo