A ética profissional exige um comportamento do indivíduo qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140365 Ética na Administração Pública
A ética profissional exige um comportamento do indivíduo que seja compatível com a visão, a missão e os valores da organização. No caso da Administração Pública, assinale a assertiva em que o comportamento do servidor NÃO fere os valores do interesse público.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda a ética profissional na Administração Pública, focando no comportamento do servidor público em relação aos valores do interesse público. Para resolver essa questão, é essencial compreender conceitos de ética e moral, além de estar ciente das obrigações e responsabilidades dos servidores públicos.

Alternativa correta: C - João, membro da comissão de licitação, manteve em sigilo as propostas apresentadas pelos licitantes, só expondo o conteúdo na sessão de abertura dos envelopes.

Justificativa: A alternativa C é a correta porque o comportamento de João está alinhado com os princípios éticos da Administração Pública. Manter o sigilo das propostas até a sessão de abertura dos envelopes demonstra integridade e imparcialidade, respeitando a transparência e a igualdade entre os concorrentes, valores fundamentais no serviço público.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Pedro: Postar fotos dirigindo com uma lata de cerveja usando o uniforme do órgão, mesmo fora do expediente, compromete a imagem da instituição e fere os valores de responsabilidade e profissionalismo. Isso pode ser visto como uma conduta imprópria para um servidor público.
  • B - Mirtes: Utilizar o tempo na repartição pública para fins pessoais, como revisar monografias e teses, desvia o foco do trabalho no interesse da Administração Pública. Este comportamento é inadequado, pois compromete a dedicação ao serviço público e utiliza indevidamente os recursos da instituição.
  • D - Maria: Usar recursos públicos, como o motorista, para fins pessoais, como buscar o filho na escola, não é compatível com os princípios de ética na Administração Pública. Isso caracteriza uso indevido de recursos que deveriam ser destinados exclusivamente às atividades públicas.

Essas análises ajudam a entender que o comportamento ético na Administração Pública é fundamental para garantir que as ações dos servidores estejam sempre voltadas para o interesse comum e o bem-estar da sociedade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C

João pratica o que estudou na lei 8.666/93.

"Sinta a Força!" - Yoda

GABARITO: LETRA C

 Art. 3 § 3  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento,salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

 FONTE:    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

Pra acertar essa questão ñ tinha só q saber de Ética, mas também da Lei 8.666/93 ( lei de licitação). Vai entender..

Essa questão está coerente, pois sua respectiva prova exigia também os conhecimento da lei 8666/93.

Pedro, ainda usando o uniforme (PARE, ERRADA) do órgão em que trabalha, mas fora do horário de expediente, postou fotos dirigindo seu carro com uma lata de cerveja na mão.

Mirtes, sabendo que ganha pouco na (PARE, ERRADA) Administração Pública, usa parte do tempo na repartição pública para complementar a renda, revisando monografias e teses.

João, membro da comissão de licitação, manteve em sigilo as propostas apresentadas pelos licitantes, só expondo o conteúdo na sessão de abertura dos envelopes.

Maria, com certa frequência, pede ao motorista (PARE, ERRADA) do setor em que trabalha para pegar seu filho na escola, assim ela fica até mais tarde fazendo suas tarefas na Administração Pública.

Responder

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo