As comunicações expedidas por órgãos públicos federais devem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q17547 Redação Oficial
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir
de acordo com o Manual de Redação da Presidência da
República.
As comunicações expedidas por órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro, excetuando-se as de cunho específico, nas quais é adequado o emprego de jargão técnico.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto- Trata-se do princípio da clareza, decorrência do princípio constitucional da publicidade dos atos públicos. Constituem exceção os textos técnicos, porque têm cunho específico: são informações trocadas entre conhecedores de certos termos técnicos, jargões. Lembremos que jargão é o vocabulário próprio de uma área profissional. Exemplifiquemos tais textos: pareceres, relatórios técnicos, notas técnicas, votos de ministros do judiciário.
Ao meu ver essa questão deveria ser anulada, pois ao mesmo tempo em que está correta ao afirmar que comunicações de cunho especifico devem empregar jargões técnicos, está errada ao afirmar que essas comunicações não devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. " As comunicações expedidas por órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro, EXCETUANDO-SE as de cunho específico, nas quais é adequado o emprego de jargão técnico"Alguém pode ajudar?
ERRADA- GABARITO DO SITE ESTÁ ERRADO, VERIFIQUEI A PROVA, QUESTÃO 100 PROVA ANAC.SUCESSO....
JARGÃO TÉCNICO SÓ PODE SER UTILIZADO DE FORMA ESPECÍFICA, MAS NÃO SIGNIFICA DIZER QUE NÃO POSSA SER COMPREENDIDAS POR TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO.PORTANTO, questão errada.Vejamos o que diz o MANUAL DE PRESIDÊNCIA a este respeito:A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu usoindiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícilentendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los emcomunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.

A questão não é contraditória.

Vejamos o que diz o MANUAL DE PRESIDÊNCIA a este respeito:

A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso
indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil
entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em
comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.

O Manual de Presidência diz que certos rebuscamentos acadêmicos e mesmo o vocabulário próprio de determinada área (técnico) são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado.  Portanto não são compreendidos por todo e qualquer cidadãobrasileiro.

 Essa linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam - elas são uma exceção. A regra é utilizar uma linguagem que possa ser compreendida por todos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo